Jornal Estado de Minas

ANM vistoria barragem que transbordou no fim de semana em Congonhas


A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou, na noite deste domingo, que técnicos realizaram uma vistoria na Barragem de Josino, em Congonhas, Região Central de Minas, após um transbordamento registrado na sexta-feira durante um temporal. 



“Por volta das 16h, uma tempestade (cerca de 97 milímetros em uma hora e meia de chuva) fez com que os materiais das barragem vazassem sobre a crista e pelo extravasor, lançando sedimentos de mineração a jusante. A barragem não se rompeu”, informou a agência por meio de nota publicada em seu site. 

A ANM explica que a barragem foi construída pelo método a jusante, tem 9 metros de altura e 16,6 metros cúbicos. Na Política Nacional de Segurança de Barragens, a Barragem de Josino está classificada com  Categoria de Risco baixa e Dano Potencial Associado Médio. 

“A empresa Ferro %2b Mineração S.A, responsável pelo empreendimento, enviou à ANM, no último dia 30/09, a Declaração de Condição de Estabilidade e, segundo extrato de inspeção regular enviado em 05/12, a barragem não possuía anomalias”, diz o texto. “A equipe da ANM já está in loco e mais técnicos estão a caminho para averiguação e ações pertinentes”, finaliza a agência. 

O Estado de Minas tentou entrar em contato com a Ferro Mineração S.A na noite deste domingo, fora do expediente, sem sucesso.