Jornal Estado de Minas

Vesperata de Diamantina emociona todas as gerações na Praça da Liberdade

Uma das mais tradicionais manifestações culturais de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, vem a Belo Horizonte para participar da festa dos 122 anos da capital dos mineiros. A noite de quarta-feira (11) foi marcada pelo início das comemorações do aniversário e também da inauguração da iluminação especial de Natal na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul. Quem passou pelo local, pôde acompanhar não só esse show de cores e luzes como também a apresentação da Vesperata de Diamantina.



As bandas da Polícia Militar e da Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz, formadas por cerca de 80 músicos, ocuparam as janelas do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte e apresentaram um repertório exclusivo em comemoração ao 122 anos de Belo Horizonte.

O público, que lotou o espaço, se emocionou com clássicos como Maria, Maria dos compositores Fernando Brant e Milton Nascimento, além de músicas internacionais como Hey Jude, dos Beatles.

Na ocasião, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) lançou a Rede Cidades Criativas de Minas Gerais. O objetivo é fomentar a integração entre cultura e turismo no estado, articulando a participação e cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.