Jornal Estado de Minas

122 anos de BH: programação contará com shows gratuitos e outros presentes

Espetáculos de teatro, performances, batalhas de rap e concertos ocuparão as ruas de todas as regionais da capital para celebrar os 122 anos de Belo Horizonte. A data contará com uma programação cultural e turística gratuita, de 6 a 15 de dezembro. Um dos destaques é o show de Jorge Ben Jor, no dia 12, na Praça da Estação, no Centro da cidade. Os eventos são promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

Loading ...

Projetos culturais de democratização e descentralização da produção artística e cultural. Esse é um dos principais princípios da prefeitura ao divulgar a programação completa nesta quarta-feira.  Um exemplo é o lançamento do Circuito Municipal de Cultura e a realização da 6ª edição do Descontorno Cultural.

A 6ª edição trará mais de 200 atrações gratuitas, de diferentes linguagens artísticas, do público infantil ao idoso, que ocuparão centros culturais da cidade e o Viaduto Santa Tereza. Entre as atrações, estão Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Rincon Sapiência, Tamara Franklin, Viluji Rap, Groove da Esquina, Edu Pio, Grupo Calangos e Cia El Indivíduo.

Ainda durante as comemorações, Belo Horizonte recebe a Final do Duelo de MCs Nacional – maior batalha de rimas improvisadas da cultura Hip Hop brasileira. Pela primeira vez, o evento acontece no palco da Praça da Estação e, além dos duelos, terá apresentações de artistas de projeção nacional como Clara Lima, César MC, Tássia Reis, Stefanie e Hot e Oreia.


Loading ...


Do rap ao clássico


A Praça JK receberá um concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Considerada uma das mais ativas do país, ela cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Seu atual regente titular é Silvio Viegas e sua performance executa repertório que abrange do barroco ao contemporâneo, além de grandes sucessos da música popular.

No programa do concerto estarão sucessos do compositor e maestro americano John Williams com músicas que marcaram o cinema nas trilhas de “A Lista de Schindler”, “Superman” e “Star Wars”, além de compositores como Tchaikovsky, Ravel, e Fred Natalino.

(Re)conheça a cidade


A Belotur promoverá também quatro dias de city tours gratuitos e abertos para o público geral. O objetivo é estimular o sentimento de pertencimento e de amor à cidade. Durante os passeios, conduzidos por guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo, os participantes terão oportunidade de conhecer a história de diversos pontos turísticos da capital mineira, de acordo com o trajeto escolhido previamente. Cada visita tem duração média de 3 a 4 horas e contarão com experiências gastronômicas.

Loading ...

Ao pensar a programação especial de aniversário da cidade, o secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, destaca que “uma cidade não é apenas resultado de uma adaptação ao meio físico, ela reflete estruturas sociais e opções culturais de um povo, reproduzem uma maneira de lidar com a vida material e intelectual ao longo de sua história. Cabe ao poder público qualificar e ampliar esta inserção de modo a incluir democraticamente toda sua população, indistintamente”.

A programação é gratuita e pode ser consultada neste site.