Jornal Estado de Minas

Chuva em BH: rajadas de vento e raios transformam dia em noite na capital mineira

Com a chuva e vendaval, um poste caiu no Bairro Santa Cruz, com risco de eletrocussão (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Confirmando as previsões da Defesa Civil, chuva forte com raios e rajadas de vento cai em Belo Horizonte. O órgão público emitiu alerta de risco de transbordamento do Ribeirão Arrudas e fechou, às 17h30, o trânsito na Avenida Tereza Cristina, desde o cruzamento com a Avenida Castelo Branco até o Anel Rodoviário. A via ficou fechada até às 18h.



Alerta de chuva forte na capital vale até a manhã de domingo. Recomendação é evitar áreas próximas a córregos e sujeitas à inundação (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O Córrego Ferrugem, no limite com Contagem, transbordou. A orientação é evitar trafegar pelas avenidas Palestina, do Canal, Sideral e Tereza Cristina, no Bairro Cidade Industrial.

Um poste na Rua Coqueiros, no Bairro Santa Cruz, Região Oeste de BH, caiu e fios arrebentaram. Três pessoas ficaram presas numa residência com risco de eletrocussão. A Cemig atendeu a ocorrência e os moradores ficaram fora de perigo.

Em questão de minutos, o tempo fechou e a tarde pareceu noite na capital mineira. Por causa da mudança repentina, os postes de iluminação pública acenderam.

Iluminação pública foi acesa e carros precisaram usar farol com a mudança repentina no tempo (foto: Frederico Teixeira/EM/D.A Press)

A tempestade se concentrou na Região Centro-Sul da capital, que registra intensidade “extremamente forte”, de acordo com boletim do órgão público.


Pela manhã, a Defesa Civil de BH emitiu alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h.

Nível das águas do Ribeirão Arrudas sobe e Avenida Tereza Cristina é interdidada (foto: Marcelo Conegundes/Defesa Civil de BH)

O aviso vale para até a manhã de domingo. A recomendação do órgão público é para que a população evite trafegar próximo a áreas sujeitas à inundação e próximos a córregos e ribeirões no momento da chuva.

Outro cuidado é não atravessar ruas alagadas nem se abrigar ou estacionar debaixo de árvores.

A Defesa Civil pede atenção especial a áreas de encostas e morros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura neste sábado varia de 18ºC a 27ºC. A temperatura mínima. Para amanhã, a previsão é a mesma. As chuvas devem dar trégua a partir de terça-feira.