Jornal Estado de Minas

Milhares de católicos celebram em BH o dia de São Judas Tadeu



Fé em São Judas Tadeu reúne multidão de mineiros no templo católico, em Belo Horizonte, dedicado ao padroeiro das causas impossíveis. Milhares de fiéis participam nesta segunda-feira (28), no santuário arquidiocesano (Rua Macaé, 629), no Bairro da Graça, na Região Nordeste, das missas, bênçãos e homenagens ao santo protetor que começaram na noite de domingo (27).

As próximas missas na tarde desta segunda-feira serão às 16h, 18h, 20h e 22h. Conforme os organizadores da festa religiosa, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento até 21h e, quem quiser se confessar, os padres estarão disponíveis para o atendimento aos fiéis até 17h. O Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu está comemorando 65 anos de história, marcados pela fé e devoção ao padroeiro das causas impossíveis.

O reitor do santuário, padre Nivaldo dos Santos Ferreira, destaca a emoção: “Há um grande número de devotos, de peregrinos que procuram o santuário para expressar a gratidão pelas graças que recebem, e, por isso, chegam com o enorme desejo enorme de dizer 'obrigado'. Muitos também vem fazer seus pedidos. Nós celebramos esse dia com muita alegria, por ver a fé estampada no coração e no olhar das pessoas e também porque temos a oportunidade de crescer na fé”.
 

APÓSTOLO

O apóstolo São Judas Tadeu nasceu em Caná, na Galileia, onde iniciou as pregações. Perto do ano 50, participou do primeiro concílio, em Jerusalém. Depois evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, encontrando Simão e passando a viajar juntos.
Por causa da pregação e testemunho muito intensos, pagãos da cidade de Edersa mandaram assassinar os dois apóstolos, em 28 de outubro de 70, a golpes de bastões, lanças e machados. São Judas foi sepultado no Oriente Médio e depois na França. Hoje, está sepultado em Roma, na Basílica de São Pedro.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira

.