(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dos 8 aos 80 (e para todos os outros): as atrações gratuitas do fim de semana

Programação tem agenda especial para a geração prateada, para a criançada e para os pais também. Confira:


postado em 26/10/2019 04:00 / atualizado em 26/10/2019 07:27

A programação do fim de semana está cheia de atividades para ninguém ficar parado, e Belo Horizonte tem atrações para todas as idades. No sábado de primavera tem evento para idosos de divertirem e dançarem. Domingo tem brincadeira ao ar livre para crianças em quatro pontos da cidade. Em Lamim, na Zona da Mata, tem cavalhada hoje e amanhã para resgatar costumes do município, que fica a 150 quilômetros da capital. Confira essas e outras atrações:
 
Terceira idade tem 
seu dia de parque
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de BH, tem atração para todas as idades, incluindo a chamada “geração prateada”. Oficinas, caminhada, apresentações culturais e feirinha, proporcionam um novo olhar sobre os idosos, que serão não só espectadores, mas atores principais das atividades. O Encontro Longeviver ocorre hoje e amanhã das 10h às 16h, no Largo do Teatro. O intuito é valorizar a autonomia da pessoa idosa, com proposta de auxiliar na transformação de sua autopercepção em relação às possibilidades de socialização e fruição na cidade.
 
(foto: Beto novaes/em/d.a press -29/12/18)
(foto: Beto novaes/em/d.a press -29/12/18)
A Itália (também) é aqui
Um circuito para transformar a capital mineira em um pedacinho da Itália. Hoje, a partir das 8h15, tem contação de histórias, teatro de arena, intervenções artísticas e a inauguração da mostra de marionetes do Giramundo, em comemoração à Semana da Língua Italiana no mundo. As atrações, gratuitas e abertas ao público, são no Centro Cultural Fundação Torino, na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, Bairro Belvedere, Região Centro-Sul da capital. O encerramento do circuito é com o Atentado Poético, uma intervenção cenopoética, com apresentações dos alunos em italiano, inglês, espanhol e português, na Livraria da Rua, na Savassi, a partir das 12h.


Resgate das cruzadas
A tradicional celebração portuguesa que teve origem nos torneios medievais promete voltar com tudo à cidade de Lamim, na Zona da Mata, a 150 quilômetros da capital. Hoje e amanhã, o município resgata dias de encenação das batalhas entre mouros e cristãos. Moradores e turistas poderão reviver a atração, ocorrida na última vez em 1953, quando a princesa da cavalhada, Cecília Nogueira de Assis, estava com 6 anos de idade, e só se recorda hoje do receio que teve “cair da garupa do cavalo”.


E amanhã, também

Juventude para a vida toda
Atividades culturais, esportivas, lazer, saúde, introdução a novas tecnologias, moda e beleza, gastronomia e saúde, tudo isso em um só evento voltado para os idosos. O Integração Primaveras promete uma troca de experiências e, por esse motivo, o evento, totalmente gratuito, está aberto para receber pessoas de todas as idades, das 9h às 18h, na Avenida Getúlio Vargas, entre a Rua Alagoas e a Praça da Savassi, na Região Centro-Sul de BH. Entre as atrações, bandas e DJ’s, atividades artísticas e culturais de dança e arte circense. O evento ainda oferece desfile de moda, salão de beleza e cuidados com o corpo e a aparência, espaço gastronômico e espaço kids.
 
(foto: Vilma Tomaz/PBH/divulgação)
(foto: Vilma Tomaz/PBH/divulgação)
 
 
BH tem yoga até no asfalto
Uma aula de ioga para começar o dia na base do relaxamento é a primeira atração neste domingo do programa BH é da Gente na Savassi. A partir das 8h, o grupo Yoga no Asfalto faz uma prática coletiva aberta à população, com o intuito de diminuir o estresse e a correria do dia a dia. É só levar um tapete, toalha ou canga para maior conforto durante a atividade. Ainda na Savassi, espaço para a criançada e a família se divertirem com brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, pintura facial, corda, arcos, amarelinha e peteca. A programação vai até as 13h, nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo. Diversão também no BH é da Gente – Araribá, na Pedreira Prado Lopes, com show de MPB e brinquedos infláveis; Pampulha, com práticas esportivas; e Silva Lobo, com oficina de circo.
 
(foto: GRUPO OLUBATÁ/FACEBOOK/reprodução da internet)
(foto: GRUPO OLUBATÁ/FACEBOOK/reprodução da internet)
 
Samba é a nossa cara
O samba de roda é o primeiro estilo musical brasileiro registrado como patrimônio cultural imaterial pela Unesco. É nesse ritmo que, acompanhado pelo monjolo e pela cabula, ritmos trazidos pelos africanos em seus navios negreiros, o espetáculo Monjolo Encabulado: samba de roda com o grupo Olubatá Percussão Étnica pretende levar ao público todo o colorido e alegria da manifestação popular, referência obrigatória para os aadmiradores do samba.  O repertório do espetáculo é composto por várias cantigas reunidas pelo diretor do grupo, o cantor e percussionista Obaoyo. A atração gratuita ocorre às 16h, no Parque Roberto Burle Marx, na Avenida Ximango, 809, Flávio Marques Lisboa, Região do Barreiro.

Déborah Lima, estagiária sob supervisão do editor Roney Garcia 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)