(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2019

Temporada de aulões domina a reta final para o Enem 2019

Com ares de show e objetivo de elevar a confiança dos alunos, programas são opção ao vivo e em plataformas digitais


postado em 19/10/2019 06:00 / atualizado em 19/10/2019 07:11

Aulão do Elite, na versão do ano passado: amanhã, o cursinho volta à carga, com programa no teatro do Izabela Henridrix(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press %u2013 21/10/18)
Aulão do Elite, na versão do ano passado: amanhã, o cursinho volta à carga, com programa no teatro do Izabela Henridrix (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press %u2013 21/10/18)

São aulas nada convencionais. Auditórios e teatros lotados para o mesmo objetivo: na reta final, revisar e focar no que é importante. Reúnem centenas de alunos. Se em plataforma digital, podem alcançar a casa do milhão. Não à toa, recebem nome no superlativo. Faltando 15 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está aberta a temporada dos aulões. Gratuitos, pagos ou com viés beneficentes, ganham ares de um grande show para permitir a professores um jogo de cintura maior ainda com o objetivo de passar aos estudantes confiança e dicas preciosas para a hora H.

 

Neste domingo,a largada é no teatro do Instituto Metodista Izabela Hendrix, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, que recebe, das 8h às 12h, o aulão Enem 360°, do colégio e pré-vestibular Elite. Os professores vão passar pelas quatro áreas cobradas no exame. O diretor e professor de geografia da unidade, Judson Bernardino, adianta que a ideia foi sair do modelo tradicional para dar orientações úteis aos estudantes. “O que é recorrente, como os conteúdos mais cobrados, os meninos já viram em outros aulões ou na própria internet”, afirma.

 

Dentro de um tema comum à área, todas as disciplinas vão conversar entre si sobre determinado assunto. “Na geografia, por exemplo, vamos falar do mundo do trabalho, e a sociologia, a filosofia e a história terão temas relacionados, com assuntos historicamente abordados no Enem. Na matemática, os professores darão muitos macetes para fazer contas, ter raciocínio lógico rápido e resolver questões em menos de três minutos. Há regras que permitem resolver problemas em 30 segundos”, relata. Tudo isso para levar o aluno a refletir sobre a estrutura da prova, com um conteúdo que vai ajudar os mais ansiosos. O aulão é aberto a não alunos do Elite. Basta levar 1 quilo de alimento não perecível. As doações serão entregues à ONG Adotar, que tem parceria com dezenas de abrigos de crianças e adolescentes.

 

No dia 27, cerca de 800 alunos são esperados na Salinha Bioquímica, cursinho especializado em química e biologia, também no Lourdes. No Raio-x do Enem, a ideia é tentar acertar o máximo de assuntos que serão cobrados nas 45 questões de ciências da natureza. Cada disciplina vai trabalhar 15 questões no evento, programado para o dia todo. “Tentamos prever aquilo que pode aparecer na prova. Não questões que serão realmente cobradas, mas assuntos que normalmente são abordados a partir das competências e habilidades que o Enem exige”, afirma a professora de química Tatiana Carvalho.

 

A expectativa é cravar 80% a 90% das questões. Os 600 ingressos vendidos a pessoas que não estudam na Salinha acabaram em 30 minutos, segundo Tatiana. Em química, a aposta está nos conteúdos mais abordados nas últimas edições do exame, como eletroquímica, isomeria, reações e funções orgânicas. Os professores esperam ainda questões de cálculos estequiométricos e de soluções, PH e propriedades dos materiais. Tatiana Carvalho lembra que aprova de química é conteudista e repleta de detalhes. “Os aulões são importantes, porque direcionam o aluno para o que ele tem que estudar e o que é mais importante, bem para o modo como se portar nessa reta final.”

 

E tem também aulão sem sair de casa. Às vésperas do Enem, em 2 e 9 de novembro, o Descomplica, cursinho on-line, prepara a megarrevisão, com transmissão gratuita para todo o Brasil. O Relashow, que reúne em média 1 milhão de alunos todos os anos, vai começar às 9h com uma programação leve e divertida para os estudantes relaxarem e pegarem as últimas orientações para o exame. Até a data do teste, o curso está disponibilizando resumos, dicas, e-books, mapas mentais, podcasts, aulas ao vivo e gravadas, paródias de músicas e clipes. A partir do dia 28, haverá ainda revisões gratuitas dos assuntos mais recorrentes no Enem, sempre às 18h. Entre 28 de outubro e 1 de novembro, o foco estará nas disciplinas do primeiro dia de prova. Na segunda semana é a vez das matérias voltadas para Matemática e Ciências da Natureza.

 

Serviço

 

Aulão 360° – Elite

Amanhã, das 8h às 12h

Local: Teatro do Instituto Metodista Izabela 

Hendrix (Rua da Bahia, 2020, Lourdes)

Ingressos gratuitos pelo 

www.sympla.com.br/inscricaoid?=674056

Levar 1kg de alimento não perecível

 

Raio-x do Enem – Salinha bioquímica

27 de outubro, das 8h às 18h20

Local: Avenida João Pinheiro, 164 (Centro)

Ingressos: esgotados

 

Aulão Relashow Enem – Descomplica

2 e 9 de novembro, a partir das 9h

https://descomplica.com.br/relashowenem 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)