Jornal Estado de Minas

Incêndio próximo ao Condomínio Alphaville assusta moradores e interdita a BR-040


Moradores do Condomínio Alphaville, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte,   convivem há ao menos dois dias com incêndios. As chamas se espalham pela vegetação e chegou a se aproximar de imóveis. A fumaça proveniente na queima, também provoca transtornos. Além de invadir as residências, deixa baixa a visibilidade nas BRs 040 e 356. A pista da BR-040 ficou fechada por aproximadamente uma hora em direção a capital mineira.



O combate ao incêndio continua nesta quarta-feira. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros e seis militares estão empenhados em conter o fogo. O helicóptero Arcanjo 3, auxilia os trabalhos, jogando água na vegetação.
Os bombeiros, em terra, utilizam bombas costais e abafadores para tentar apagar as chamas.

Além dos danos ambientais, a fumaça proveniente da queima da vegetação também vem provocando transtornos. Segundo a Via 040, concessionária responsável pela BR-040, o vento vem levando a fumaça para a rodovia e, ainda, para a BR-356. Com isso, há o comprometimento da visibilidade dos motoristas. “O motorista deve redobrar a atenção. Equipes dos Bombeiros estão na área combatendo o incêndio florestal”, informou a empresa.

Por volta das 14h30, a pista em direção a Belo Horizonte foi totalmente interditado por causa da baixa visibilidade.
Segundo a Via 040, uma longa fila de veículos se formou na via. Aproximadamente uma hora depois, a via foi totalmente liberada.

Susto


Moradores do Condomínio Alphaville passaram por um susto nessa terça-feira. As chamas se iniciaram na vegetação por volta das 8h, e chegou a ser debelado três horas depois. Durante a tarde, o fogo voltou na área de aproximadamente 40 hectares que havia sido devastada. O ponto era de difícil locomoção dos militares.



No fim da tarde, a situação ficou ainda pior. As chamas fizeram com que um grande volume de fumaça invadisse o condomínio. Imagens que circulam nas redes sociais, mostram o céu escuro.
Vários moradores foram para próximo às chamas acompanhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros. .