(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FEMINICÍDIO

Jovem é morta a facadas pelo marido


postado em 26/08/2019 04:00

Uma mulher de 19 anos foi assassinada a facadas pelo marido na madrugada de ontem, no Bairro Colorado, em Contagem. Segundo militares do 18º Batalhão da Polícia Militar, o autor do crime é Gustavo Henrique dos Santos, que teria confessado para sua avó que matou a esposa após descobrir que ela tinha um caso extraconjugal. O assassino chamou um carro por aplicativo e fugiu do local do crime, segundo a polícia.

Os policiais foram acionados pela própria avó de Gustavo e, ao entrar na casa em que o casal morava, encontraram o corpo da vítima com mais de 20 perfurações no peito, nos braços e nas costas. Cada vez mais presentes no noticiário nacional, os casos de feminicídio vão na contramão da maioria dos índices de criminalidade em Minas Gerais e estão aumentando.

Uma mulher foi morta por marido, namorado, companheiro ou ex a cada três dias em Minas no primeiro semestre deste ano, período em que ocorreram 64 feminicídios no estado e outras 104 tentativas. No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (23 de agosto), lembrado pela primeira vez em 2019, o quadro geral indica que os números de crimes contra a vida são tão altos quanto os de agressões. Ao longo do ano passado, houve em território mineiro 144.957 registros policiais de violência doméstica e familiar contra a mulher. São 16 episódios por dia ou um aproximadamente a cada 4 minutos – sem contar os casos que nunca chegam ao conhecimento das autoridades. Uma curva que vem se mantendo praticamente estável nos últimos três anos.

A Lei Maria da Penha, que completou 13 anos de vigência neste mês, trouxe arcabouço legal de proteção para as mulheres. No entanto, especialistas lembram que para que os assassinatos e o quadro geral de violência se reduzam, é necessário mudar uma cultura que persiste, embora bastante contestada, de que a mulher é propriedade do homem. Os próprios dados do feminicídio demonstram o tamanho do desafio: apenas em Belo Horizonte, nove mulheres foram assassinadas entre janeiro e agosto deste ano por homens com quem haviam se relacionado, número que já ultrapassou a soma de todo o ano passado em Belo Horizonte, quando foram registrados sete assassinatos.

Morador mata invasor a tiros


Um homem não identificado foi morto a tiros na madrugada de ontem no Bairro Florença, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. De acordo com a PM, vizinhos de uma casa relataram que ouviram passos no telhado do imóvel. Logo em seguida, um disparo. Ao sair para ver o que ocorreu, ele encontrou o homem caído no chão e ferido. Ainda segundo moradores, o homem baleado chegou a retirar parte das telhas para entrar na casa. Quando a PM chegou ao local, o autor dos disparos havia fugido. O suspeito de invasão morreu com três tiros, sendo dois no tórax e outro em um dos braços. Sem documentos que o identificassem, o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência foi registrada na 10ª Delegacia de Homicídios em Ribeirão das Neves.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)