Jornal Estado de Minas

Saiba onde aproveitar os últimos dias das férias escolares em BH

Mostra na Aliança Francesa dispõe de painéis, vídeos e áudios que refletem uma pesquisa sobre futebol desenvolvida pela Escola de Jornalismo de Lille - Foto: Reprodução da internet/Facebook


Julho está no fim e leva com ele as férias. Escolas da rede estadual voltaram às aulas ontem, as municipais retornam na quinta-feira e alguns colégios particulares abrem somente na segunda-feira. E para esta última semana de descanso de alunos e profissionais da educação, Belo Horizonte tem várias opções de passeio e lazer. Tem espaço com cenários para tirar fotos, recreação nos teatros e exposições educativas. Também é bom ficar atento porque partir de hoje começam as fiscalizações da BHTrans com a operação Volta às Aulas, em ações na entrada e saída dos colégios.
 
Para terminar de usufruir o período de férias, uma boa dica gira em torno do hábito de publicar experiências na internet. É o espaço Insta BH, ambiente com 15 cenários interativos que mesclam recursos visuais, de áudio e de cheiro, em uma passarela de 46 metros de comprimento. Mesmo sem mostrar a quantidade de likes, o Instagram continua fazendo sucesso e a atração é tendência mundial, como o Museum of Ice Cream, em Los Angeles, por exemplo. “Espaços como esses são a febre do momento.
Eles proporcionam experiências criativas e interativas, brincando entre o mundo físico e o digital”, explica o líder de marketing do Shopping Estação BH, Rumenigue Marchioro. O espaço também tem a obra da artista plástica Sofia Bartolomeu com uma releitura abstrata de diferentes cenários e fica no piso L2 do mall. E o melhor: é gratuito e aberto ao público das 10h às 22h.


 
Outra opção é cultural. A primeira edição do projeto Férias nos Teatros foi um sucesso ao longo do mês e segue até 5 de agosto. Hoje é a vez de a dançarina Júnia Bertolino, da Cia Baobá, levar ao Teatro Marília um trabalho composto por sons musicais e corporais que retratam o universo feminino. A apresentação começa às 19h e a entrada é franca. O teatro fica na Avenida Alfredo Balena, 586, Bairro Santa Efigênia, Região Leste.
 
Dentro do projeto também tem malabaristas, equilibristas, show de palhaços, o espetacular homem-aranha, o mastro chinês e muito mais.
Tudo isso faz parte do tradicional Atiare's Cirkus que monta sua lona e se apresenta na Esplanada do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. O Circo de Lona é atração no Teatro Raul Belém Machado, na Rua Jauá, 80, Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste. Esta é a última semana para crianças e adultos se divertirem em sessões às 11h, 14h e 21h, até sábado. No domingo, ainda tem sessão às 20h. A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).


 
Uma alternativa que envolve educação e esporte é uma boa escolha para voltar às aulas com ânimo. A Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a exposição Le football vu par la science (O futebol visto pela ciência), que vai até 31 de agosto, na Galeria Georges Vincent. A mostra dispõe de painéis, vídeos e áudios que refletem uma pesquisa sobre futebol desenvolvida pela Escola de Jornalismo de Lille. Inspirada na Copa do Mundo de 2014, a exposição revela como a ciência tem impactado o mundo futebolístico nos últimos anos, seja com os novos recursos de biomecânica que ajudam a aumentar o desempenho dos jogadores.
O espaço, na Rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi, está aberto para visitação de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15 e sexta-feira, das 7h30 às 17h15.

Trânsito


Com o tema “dê uma lição de gentileza”, a BHTrans começa a operação Volta às Aulas a partir de hoje. Serão ações em 40 escolas da cidade, até 16 de agosto, que consistem no monitoramento do sistema viário nas regiões das escolas públicas e privadas, com fiscalização nas áreas de abrangência dos estabelecimentos escolares. O trabalho de conscientização de pais e alunos também faz parte. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito operam o tráfego na porta das escolas e orientam sobre a maneira adequada de se comportar no trânsito ao levar alunos para os colégios. *Estagiária sob supervisão da subeditora Rachel Botelho
.