Jornal Estado de Minas

Frio bate recordes em Minas e em Belo Horizonte, com temperaturas mais baixas do ano

Frio intenso causou geada no posto da PRF de Poços de Caldas, no Sul de Minas - Foto: PRF/DivulgaçãoOs belo-horizontinos que precisaram sair cedo de casa neste domingo tiveram que escolher um bom casaco para encarar o dia mais frio de 2019. Os termômetros marcaram 5,7°C na estação do Cercadinho, às 7h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), recorde de baixa temperatura neste ano. Antes, o patamar mais baixo que já tinha sido medido no ano ocorreu em 5 de junho, quando o registro foi de 9,1°C.

Em Monte Verde, os termômetros marcaram -2,1°C, recorde do estado (leia mais abaixo). Antes desse patamar de hoje, o recorde havia sido marcado no mesmo dia 5 de junho, com a temperatura de 1,6°C em Maria da Fé, também no Sul do estado.

Belo Horizonte não registrava uma temperatura tão baixa desde 1979, quando os termômetros marcaram 3,1°C em 1º de junho de 1979, de acordo com os registros do Inmet. Considerando apenas os meses de julho, não fazia tanto frio desde 7 de julho de 1975, quando os termômetros marcaram a mínima de 5,4°C na capital, de acordo com o Inmet.

O recorde de hoje veio acompanhado de muito vento em diferentes pontos da capital mineira, o que reforçou a sensação térmica de bastante frio, como normalmente é esperado para os períodos de inverno mais intenso. Segundo o Inmet, o frio de 5,7°C na estação do Cercadinho gerou uma sensação térmica de -9°C na região.
Já na Região da Pampulha, a estação que registra o clima marcou a mínima de 7,3°C, às 7h da manhã.

A temperatura baixa foi provocada por uma massa de ar polar que atuava no Sul do Brasil e desde ontem chegou a Minas Gerais, com perspectiva de repetição deste cenário na madrugada de amanhã. A expectativa dos meteorologistas é que a passagem dessa massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas por cerca de mais três dias.

Veja fotos do frio na manhã deste domingo em Belo Horizonte

 

MINAS GERAIS ABAIXO DE ZERO

 

O frio também bateu recorde na região serrana do Sul de Minas, trazendo a temperatura mais baixa de 2019 em Monte Verde, distrito de Camanducaia. Os termômetros no famoso destino turístico marcaram -2,1°C às 3h da madrugada, provocando muito frio no lugarejo.



Outras cidades do estado também sentiram o frio na manhã e madrugada deste domingo. Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, cidade conhecida pelo calor intenso, os termômetros marcaram -0,1°C. Outras temperaturas negativas foram registradas em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, com -0,5°C, e Maria da Fé, na mesma região, com -2,0°C. O frio em Maria da Fé também produziu belas imagens na cidade do Sul do estado.



Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, fez 3,5°C.

Juiz de Fora, na Zona da Mata, marcou 7,3°C e Barbacena, no Campo das Vertentes, registrou 5,7°C. 

Em Poços de Caldas, no Sul do estado, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram o terreno do posto da corporação coberto por geada.

Paisagem mudou completamente com a queda da temperatura em Maria da Fé - Foto: William Siqueira/Secretaria de Turismo de Maria da Fé

.