(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aeronáutica vai reavaliar parecer sobre catedral


postado em 03/07/2019 04:10

Catedral Cristo Rei, em construção na Região Norte de BH: projeto de torre de 100 metros exige alteração em plano de voo do aeroporto da Pampulha(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press %u2013 25/11/18)
Catedral Cristo Rei, em construção na Região Norte de BH: projeto de torre de 100 metros exige alteração em plano de voo do aeroporto da Pampulha (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press %u2013 25/11/18)

O projeto de construção da Catedral Cristo Rei, no Bairro Juliana, Região Norte de Belo Horizonte, será novamente submetido a análise do Comando da Aeronáutica (Comaer), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB). Isso será necessário devido à instalação de torre de 100 metros de altura, que vai exigir alteração no plano de voos do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha.

Em 23 de abril, o projeto arquitetônico já havia sido apreciado pelo Comaer e teve parecer desfavorável. No documento, emitido em 3 de junho, foi identificado que a torre causaria “efeito adverso à segurança e à regularidade das operações aéreas no Aeroporto da Pampulha”. Para que fosse realizada uma nova análise, era preciso ter a Declaração de Interesse Público, que foi assinada na segunda-feira pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Ontem, por meio de nota, o Comaer informou que ainda não foi notificado oficialmente da decisão da Prefeitura, mas explicou que uma nova análise será realizada assim que isso ocorrer. “Ocorrendo a manifestação oficial do interesse público pelo poder municipal ou estadual, o projeto deverá ser novamente submetido à análise do Comaer para o desenvolvimento de um estudo aeronáutico visando estabelecer medidas mitigadoras para classificar o prejuízo operacional e garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas no aeródromo”, explicou.

Na segunda-feira, a secretária de Política Urbana, Maria Caldas, explicou que a torre tem altura superior ao limite da zona de proteção do aeroporto da Pampulha. “O limite ali seria de 70 metros. É o último projeto do Niemeyer, e a catedral obviamente será um elemento polarizador daquela região, não só pelo seu significado mas pelo simbolismo da arquitetura. A torre é um elemento fundamental do projeto de arquitetura e a reconhecemos como de interesse público permitindo que a Aeronáutica analise e implemente essa alteração no plano de segurança para que seja dado andamento à construção da catedral”, disse.

De acordo com ela, a altura da estrutura  “não atrapalha, mas modifica o plano de voo. (A torre) Vai se constituir como obstáculo. Caso seja necessário que o piloto venha a desviar de sua rota, ele fica no mapeamento consciente de que não poderá ir para aquele lado porque ali existe um obstáculo. Então, o plano de fuga, de desvio, considera aquele obstáculo na orientação do piloto”, pontuou a secretária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)