Jornal Estado de Minas

Com temperatura de 9,1°C, Belo Horizonte tem dia mais frio de 2019

"Pra mim é só esperar o sol voltar, porque eu não gosto tanto de frio", comentou a esteticista Neia Porto ao passar pela Savassi nesta manhã - Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press

A chegada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas em Minas Gerais entre a noite de terça e madrugada desta quarta-feira. Belo Horizonte e outras cidades registraram recordes de temperatura baixa. Uma das regiões da capital teve sensação térmica negativa no início da manhã. 

Segundo o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 6h, os termômetros da Estação Meteorológica do Cercadinho, na parte alta da Região Oeste de Belo Horizonte, registaram 9,1°C, com sensação térmica de -5°C por causa da velocidade do vento. Na Pampulha, foram 12,5°C, com sensação térmica de 2°C. 

Na Savassi, a esteticista Neia Porto, 55 anos, disse que prefere o clima mais quente. “Pra mim é só esperar o sol voltar, porque eu não gosto tanto de frio”. Já a consultora Fabiane Campos, 27 anos, disse que trabalha todos os dias no ar-condicionado, por isso já está acostumada com essa temperatura. “O jeito é beber muita água e usar agasalho”. O analista de sistemas Thiago Junqueira, de 24 anos, foi surpreendido pela temperatura.
“Está frio demais. O jeito é usar moletom”, comentou. 



Também houve recorde de frio em Sete Lagoas (9,5°C), Juiz de Fora (10,2°C), Uberaba (8,7°C) e Maria da Fé, no Sul de Minas, com a menor temperatura do estado: 1,7°C, com possibilidade de geada

Hoje a temperatura em Belo Horizonte não deve subir muito, ficando na casa dos 23°C. O dia será de céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. A tendência é de que o clima permaneça mais ameno até sexta-feira. 



“Essa massa é caracterizada por ar frio e seco. A tendência é de que nos próximos dias ela deixe o tempo mais seco ainda. Na quinta-feira, a umidade relativa do ar deve ficar mais baixa. Hoje em Belo Horizonte a máxima é de 70% e a mínima deve chegar a 30%.
No Triângulo Mineiro e Oeste, 25%”, explicou o meteorologista. 

Somente no Leste de Minas o clima deve ficar mais nublado. Ainda segundo Cléber Souza, a queda de temperatura e o clima seco são característicos do período entre o outono e o inverno
.