(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após mortes em Contagem, PBH emite alerta de surto de febre maculosa

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo atendidos casos de pessoas de outras cidades; a pasta fez alerta aos profissionais de saúde


postado em 02/06/2019 18:29 / atualizado em 03/06/2019 07:58

(foto: Secretaria Municipal de Contagem/Reprodução)
(foto: Secretaria Municipal de Contagem/Reprodução)


Depois da epidemia de dengue,  Belo Horizonte tem que lidar com surto de febre maculosa. A Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta aos profissionais de saúde para que fiquem de sobreaviso para atender pacientes com sintomas de febre maculosa. “A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte alerta aos profissionais de saúde da região metropolitana de Belo Horizonte, em especial nas unidades no entorno de Contagem, sobre surto de febre maculosa”,  informa.
 
No alerta enviado aos profissionais de saúde, a secretaria destaca as duas mortes ocorridas em Contagem. “No dia 30 de maio de 2019 foram notificados dois casos de Febre Maculosa Brasileira (FMB) em pacientes residentes em Contagem com história de picada de carrapato e/ou expostos a fatores de risco para doença que evoluíram para óbito e foram confirmados, residentes do distrito Nacional. Outros casos suspeitos seguem em avaliação.” 
 
A secretaria informou que atende a casos de pessoas que vieram de outras cidades. Por isso, foi feito o alerta de maneira preventiva. “Reforçamos o critério para suspeição de febre maculosa, sugerindo que todo paciente com quadro febril agudo e relato de ter estado na região do bairro Nacional, em Contagem, nas últimas duas semanas, especialmente se envolvidos em atividades de capina ou com relato de terem encontrado carrapato no corpo, sejam avaliados prontamente para a doença”, diz, em outro trecho.
 
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os casos atendidos em Belo Horizonte são de residentes de outros municípios e a investigação desses casos é de responsabilidade do município de origem. "Belo Horizonte recebeu os pacientes, está prestando toda assistência necessária e já divulgou um comunicado para a rede reforçando as orientações sobre os sintomas da febre maculosa e devidos procedimentos para condução de casos suspeitos", informou.  
 
A doença 
 
A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. 
 
A doença  é transmitida pelo carrapato-estrela, que tem entre seus hospedeiros equinos e animais silvestres, como a capivara, roedor que é visto circulando no entorno da Lagoa da Pampulha, um dos cartões-postais de Belo Horizonte. 
 
Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, náuseas e vômitos. Em alguns casos pode ocorrer erupção cutânea, frequentemente com pele escurecida ou incrustada no local da picada do carrapato.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)