Jornal Estado de Minas

Monte Verde e Maria da Fé têm novo recorde de frio e geada

Em Monte Verde, termômetro na rua mostrava temperatura abaixo de zero - Foto: Nelson Pacheco/Divulgação

Pela terceira vez em menos de uma semana, o Sul de Minas registrou as menores temperaturas do estado durante o ano. Nesta madrugada, os termômetros mostraram índices abaixo de zero em algumas regiões. Também houve geada. 

Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, os termômetros chegaram a marcar 0,3ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas fotos, é possível ver que um dos termômetros registrou -2ºC. Foi a região mais fria de todo o estado na madrugada. 

Em Maria da Fé, plantas chegaram a congelar com o frio - Foto: Pedro Henrique Abreu Moura/Epamig

De acordo com a estação meteorológica do Inmet no município de Maria da Fé, a temperatura mínima chegou a 3ºC. Em outros bairros, a temperatura chegou a -0,7ºC, na região do Bairro Lage. Já no Bairro Reserva, também em Maria da Fé, os termômetros chegaram a -0,7º. No Campo Experimental da Epamig, as plantas congelaram.

- Foto: Pedro Henrique Abreu Moura/Epamig



A queda na temperatura é feito de uma massa de ar frio que atua sobre Minas Gerais.
No fim de semana, ela fez a temperatura mínima em Belo Horizonte cair para 13°C. Nesta segunda-feira, segundo a Defesa Civil da capital, houve uma ligeira elevação: 16°C. A máxima não deve passar dos 27°C, com umidade relativa do ar em torno de 35%. 



No domingo, o meteorologista Jorge Luiz Moreira, do Inmet, informou ao em.com.br que o sistema deve perder força ao longo da semana. “Esta massa ainda vai atuar na próxima madrugada. As temperaturas vão continuar baixas e ao longo da semana gradualmente ela perde força. Haverá uma ligeira elevação das mínimas a partir de terça”, informou Moreira. 

.