Jornal Estado de Minas

Táxis poderão circular nas faixas exclusivas dos ônibus da Avenida Pedro II

 

Desde a manhã desta quarta-feira (15), os táxis de Belo Horizonte e de municípios conveniados já puderam circular nas faixas exclusivas do transporte coletivo por ônibus da Avenida Pedro II. Nesta via, da mesma forma que nas avenidas Presidente Carlos Luz, Antônio Abrahão Caram e Coronel Oscar Paschoal, todos os táxis estão autorizados a circular nas faixas exclusivas, com ou sem passageiro a bordo.






A ampliação da circulação dos táxis nas faixas exclusivas da Pedro II foi definida pela portaria 041/2019 da BHTrans. Na portaria, foi publicado como anexo um modelo de adesão a ser preenchido para que táxis de municípios ainda não são conveniados possam transitar nas pistas e faixas do MOVE e nas faixas exclusivas do transporte coletivo de Belo Horizonte.


Assim, sem a assinatura desse convênio de operação entre a empresa e municípios da Região Metropolitana, a BHTrans não tem acesso aos bancos de dados desses municípios, o que inviabiliza a identificação dos táxis.


A pista exclusiva é uma parte da via utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou canteiros centrais.


Já a faixa é qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores.

 

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) 





audima