Jornal Estado de Minas

Detentas doam cabelo para pacientes com câncer em BH


O salão de cabeleireiro do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, no Horto, Região Leste de Belo Horizonte, foi palco de solidariedade nesta terça-feira. Dezenove presas, duas servidoras e uma visitante cortaram seus cabelos e doaram para produção de perucas que serão usadas por pacientes com câncer, atendidos pelos Voluntários do Mário Penna (Volmape).

Loading ...


De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), a iniciativa partiu de duas presas que queriam fazer a doação e incentivou as outras. A ação ganhou o nome de Dia da Solidariedade e contou com o apoio de parceiros da unidade, como o Tio Flávio Cultural e o projeto ComPaixão da Rede Batista. Juntos, eles reuniram seis cabeleireiras voluntárias que se dispuseram a realizar os cortes.

Para a diretora de atendimento da unidade prisional, Maristela Andrade, a iniciativa das detentas é vista como positiva. “Eu vejo que é uma forma delas de ajudarem a sociedade para a qual de alguma forma elas fizeram mal. Eu acho que é uma remição de erros, de mostrarem que elas são capazes de ajudar outros, independente de onde estejam”.

Perucas

Os cabelos doados serão enviados para o Rio de Janeiro, onde serão produzidas as perucas. Depois de prontas, elas são encaminhadas para dois camarins que ficam nos setores oncológicos dos Hospitais Mário Penna e Luxemburgo.  

A associação responsável pelo cuidado com os cabelos, Volmape, existe desde 1974 e realiza várias ações com pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS), como doação de manteigas de cacau, hidratante corporal, roupas e toucas e, ainda, servindo lanches.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 

Loading ...