Jornal Estado de Minas

Uberlândia é a cidade com mais casos fatais de dengue



As ações de prevenção em Uberlândia não foram suficientes para evitar o avanço dos casos de dengue, que colocam a cidade-polo do Triângulo como aquela com mais mortes confirmadas pela doença em Minas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um programa implantado desde 2007 prevê trabalhos realizados pelo setor de Zoonoses em campo, com a limpeza, capina e retirada de material propenso a abrigar focos do mosquito. “Já foram retirados mais de 100 mil pneus velhos em locais em que ocorria acúmulo de água”, afirma Clauber Lourenço, assessor técnico de urgência e emergência da Saúde municipal.

Recentemente, foram adquiridos equipamentos extras de fumacê, que têm sido espalhados pela cidade. A tecnologia também tem seu papel na prevenção. “Estamos adotando o uso de drones para que mapeiem a cidade e localizem onde tem água parada”, explica o assessor.

A prefeitura solicita que a população ajude no combate ao mosquito. “Contamos com uma equipe que leva informações de prevenção para as pessoas de casa em casa, fazemos campanhas em mídia de televisão, rádio e meios impressos para alertar a população, mas precisamos de apoio real. Hoje, sabemos que 85% dos focos estão dentro das residências”, disse Clauber Lourenço.

A prefeitura confirma que a circulação do vírus tipo 2 pode ser responsável pelo aumento dos casos. “O vírus tipo 1 já havia circulado e muitas pessoas adquiriram imunidade.

Agora, sabemos que o tipo 2 tem circulado com mais intensidade e as pessoas ainda não tem proteção”, afirma o representante da secretaria municipal. Segundo ele, esse tipo de vírus reduz rapidamente as plaquetas, podendo agravar o quadro clínico para a dengue hemorrágica em menos tempo.

Com o aumento dos casos no município, até o Exército Brasileiro foi acionado para ajudar no tratamento dos pacientes. Em três das oito unidades de atendimento integrado (UAIs), a corporação abriu tenda para os pacientes que precisam apenas de hidratação venosa, situação comum nos casos de dengue. Nas outras cinco unidades foram abertas salas exclusivas para hidratar os pacientes.

.