Jornal Estado de Minas

Dengue: com a maioria dos leitos já ocupada, prefeitura inaugura unidade de urgência

 



 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inaugurou a Unidade de Reposição Volêmica na noite desta segunda-feira (22). Situada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul, no Bairro Santa Efigênia, o centro de emergência oferece hidratação venosa aos pacientes mais graves, que são encaminhados por outras UPAs espalhadas pela cidade.


O primeiro dia de funcionamento já foi de muito movimento na estação de reidratação. Dos 25 leitos disponíveis, 21 já estavam ocupados por pacientes vitimados pelo Aedes aegypti. “Foi só ter a divulgação (da abertura da Unidade de Reposição Volêmica) que tivemos um grande afluxo de pacientes do interior. Tivemos gente de Betim, Contagem, Sabará e Santa Luzia”, contou o gerente de Urgência e Emergência da SMSA, Alex Sander Sena.


Apesar da busca da população por amparo, o gerente destacou que os enfermos só serão encaminhados ao espaço de urgência depois de triagem dos médicos da prefeitura. “Essa unidade é específica, que precisa ser referenciada. Nossas UPAs têm um telefone que o médico ligará pra cá para poder discutir e enviar o caso.

É um cuidado especializado”, disse.


De acordo com o gerente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de BH, Fabiano Guimarães, o objetivo é receber aqueles pacientes que precisam de hidratação mais intensa enquanto ficam em observação para repetir o exame de sangue e avaliar o andamento do tratamento.


Guimarães também destaca que o objetivo é aliviar as vagas nas UPAs, aumentando a chance de rotatividade para entrada de novos pacientes.


Balanço


A epidemia de dengue que atinge Minas Gerais já infectou 140.754 pessoas, o equivalente a uma média de 1.268 casos prováveis – que englobam os suspeitos e confirmados – por dia. Os dados estão no boletim epidemiológico de monitoramento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) nesta segunda-feira (22).


Quanto às mortes, o número permanece em 14, mas outros 57 óbitos ainda estão sob investigação. Com isso, as vidas perdidas podem chegar a 71.

.