Jornal Estado de Minas

Prefeitura anuncia conclusão das obras emergenciais da Escola Municipal Imaco


Os cerca de 700 alunos da Escola Municipal Imaco voltarão a ter as aulas no prédio localizado no entorno da Praça da Liberdade a partir do próximo dia 23. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) durante visita ao imóvel na tarde desta segunda-feira, que passou por uma série de reformas nos últimos nove meses. A escola fará parte do circuito Praça da Liberdade e terá as salas de computadores e quadras esportivas abertas aos finais de semana.

A escola é voltada para alunos a partir dos seis anos e, entre as 700 vagas, 300 serão em tempo integral. Desde março do ano passado – quando a Defesa Civil interditou o prédio agora restaurado –, os alunos assistiam às aulas na sede da antiga Fafich, no Bairro Santo Antônio. “Agora temos uma escola bonita e restaurada. Conversamos com os diretores e construímos uma escola de acordo com o projeto pedagógico do Imaco”, afirmou a secretária de Educação, Angela Freitas Dalben.

O Imaco funcionava na Rua Gonçalves Dias desde 2008 e foi interditado após uma inspeção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, quando foram apontadas rachaduras e problemas estruturais no prédio. Em carta encaminhada aos pais em março do ano passado, a direção alegou que o prédio estaria abalado em função de chuvas. A escola é uma das unidades públicas mais tradicionais de Belo Horizonte e já funcionou dentro do Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena. 
.