Jornal Estado de Minas

Famílias vivem em prédio com diversas irregularidades na Zona da Mata

A fragilidade social impõe dificuldades a 11 famílias de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata. Elas vivem em um prédio com pelo menos oito irregularidades constatadas pelo Corpo de Bombeiros. Entre elas está a ausência de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta as condições de segurança de um imóvel. A edificação, inclusive, pegou fogo no dia 2 de janeiro.


O prédio está situado na Rua Eliza de Araújo Braga, Bairro Industrial, na Região Norte da cidade. Segundo os bombeiros, o imóvel não apresenta extintor de incêndio, guarda-corpo e corrimão nas escadas nem sinalização e iluminação de emergência.


Além disso, a fiação elétrica está exposta e as armaduras estruturais expostas e com sinais de corrosão. O guarda-corpo da fachada chega a ser amarrado com arame em alguns pontos, não possuindo resistência mecânica adequada.


Após o incêndio no início do ano, o proprietário do edifício foi notificado, por meio de uma advertência escrita, a regularizar a edificação. Ou seja, providenciar o AVCB num prazo de 60 dias.


Contudo, a situação continuou a mesma. Com isso, os bombeiros aplicaram uma multa administrativa e deram um novo intervalo de 30 dias para colocar a documentação em dia.


Na ação da última sexta-feira (12), a corporação cientificou, advertiu e notificou as 11 famílias ali residentes a saírem imediatamente do local, por conta dos riscos aos quais estão expostos. A desocupação não foi concluída porque muitas famílias alegaram não ter para onde ir.

Segundo os bombeiros, um relatório circunstanciado foi elaborado e encaminhado ao Ministério Público do Meio Ambiente, do Consumidor e Direitos Humanos.

.