(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tempestade na madrugada causa estragos em Contagem


postado em 22/03/2019 05:09

Moradores contabilizam os prejuízos após tromba d%u2019água arrastar carros em condomínio(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Moradores contabilizam os prejuízos após tromba d%u2019água arrastar carros em condomínio (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


O desabamento de um muro, carros arrastados e apartamentos inundados. Esse foi o saldo de uma chuva de 70 milímetros que caiu durante apenas 40 minutos na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada de ontem. Os estragos ocorreram especialmente no Bairro Jardim Riacho das Pedras. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve prejuízos diversos na Avenida Régulos, onde o muro de uma empresa cedeu e contribuiu para a formação de uma tromba d’água. A onda chegou com força ao estacionamento de um edifício, arrastando 31 carros que estavam na garagem.

Também houve alagamentos em sete apartamentos situados no 1º andar do Condomínio Feliz Morada. Apesar dos danos materiais, não houve registro de vítimas. Ainda conforme os bombeiros, moradores de um dos blocos do condomínio chegaram a ficar ilhados. Por isso, os militares ajudaram na remoção deles e também no resgate de animais de estimação.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Contagem, Samuel Martins Lara, problemas na drenagem da água pluvial entre terrenos vizinhos do condomínio e de uma empresa de lubrificantes causaram os danos. “”Pode ser falha de drenagem de água pluvial da estrutura da planta, que não comportava o volume, ou pode ser alguma obstrução por sujeira, por exemplo”, disse. “Estamos realizando apoio com a retirada sujeira e pedaços de blocos e também vamos fazer acompanhamento com assistentes sociais da prefeitura para quem precisar. Fizemos interdição parcial das áreas próximas do muro”, complementou.

Outro problema verificado em Contagem ocorreu na Rua Andrômeda, também no Jardim Riacho das Pedras, onde houve um deslizamento de um barranco que bloqueou parte da via. De acordo com a Defesa Civil da cidade, alagamentos também aconteceram em outros pontos, como na Avenida Francisco Firmo de Matos, historicamente atingida por enchentes.

Por pouco, as limitações também chegaram em Belo Horizonte. A água que se acumulou no Córrego Ferrugem inundou o manancial que deságua no Ribeirão Arrudas nos limites com Belo Horizonte. Em consequência dessa situação, a Avenida Tereza Cristina precisou ser fechada pela Defesa Civil da capital, mas houve danos registrados.

OBRAS Ainda no Bairro Jardim Riacho das Pedras, uma obra em uma bacia de contenção se arrasta desde 2015. O objetivo é conter as enchentes no córrego de mesmo nome a partir de uma requalificação urbana e ambiental. Os investimentos são de R$ 115 milhões, com execução do governo do estado e recursos da União. Desde o início do ano, as máquinas estão paradas no cruzamento da Rua Rio Volga com a Avenida Francisco Firmo de Matos.

Segundo a Prefeitura de Contagem, a intervenção deveria ser finalizada em março deste ano, mas a previsão do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) é que a população receba as melhorias só em junho de 2020. Segundo o subsecretário de Obras e Serviços Urbanos da cidade, Pedro Paulo Ferreira, o Executivo municipal propôs dar continuidade às obras, desde que o dinheiro seja transferido ao cofre municipal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)