Jornal Estado de Minas

Bombeiro salva criança engasgada com leite materno; ouça ligação


Um militar do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, no Norte de Minas, conseguiu salvar uma bebê de apenas 15 dias que ficou engasgada ao amamentar. O caso aconteceu por volta das 11h30 da última quarta-feira.

A criança já estava sem respiração quando um vizinho ligou para os bombeiros pedindo ajuda. O cabo Wellington René Rodrigues de Castro, bombeiro que atendeu ao chamado, conseguiu orientar pelo telefone os procedimentos a serem adotados.

O primeiro trabalho foi de acalmar o vizinho que estava assustado. “Fica tranquilo, vai ficar tudo bem”, disse o cabo René na ligação. Ele instruiu as manobras a serem realizadas com o bebê, mas o vizinho não conseguiu seguir as orientações, então passou a ligação para a mãe. 

No meio de tantas pessoas, a dificuldade foi conseguir alguém que mantivesse a calma, pois a mãe também estava desesperada. “Eu preciso que a senhora fique calma para eu poder ajudar, é muito importante, ajuda muito”, pediu o militar.

Devagar, ele explicou novamente os procedimentos a serem adotados pela mãe da bebê, que realizou e, depois de informar que a recém-nascida já estava respirando, desligou a ligação. Minutos depois, uma viatura chegou ao local. A criança foi avaliada pelas equipes que constataram que não haveria necessidade de levar a criança ao hospital.



Calma para agir

De acordo com o Corpo de Bombeiros, é normal que, em situações como essa, as pessoas fiquem inseguras do que fazer.
“A criança já estava sem respirar. Nesses casos, o pai e a mãe já estão desacreditados. Eles precisam ser orientados com a segurança do procedimento que passamos”, explicou o cabo Wellington René Rodrigues de Castro.

“Existe um pânico enorme, então precisamos de alguém mais calmo para poder dar tranquilidade às pessoas utilizando das técnicas sobre as quais somos ensinados. Temos que mostrar o caminho certo e dar a segurança de que eles precisam”, completou. 

A ação dos bombeiros teve que ser rápida. Assim que recebeu a ligação, a primeira informação que o militar pediu foi o endereço da ocorrência. Enquanto falava pelo telefone, outros militares saíram em direção à casa da bebê. “Cada minuto conta, cada minuto é importante”, disse o cabo René.
Segundo ele, os bombeiros demoraram menos de 10 minutos para chegar ao local.

Recomendação

O Corpo de Bombeiros recomenda que, em casos de engasgamento, pais ou responsáveis liguem imediatamente para os bombeiros. “A primeira recomendação é ligar para 193. Nós trabalhamos com isso, vivenciamos isso, vamos conseguir levar segurança e conforto para a situação adversa. Na dúvida, liga pro bombeiro”, alertou o militar.

.