Jornal Estado de Minas

Mineradora cria linha telefônica exclusiva para moradores de Itatiaiuçu


Moradores da comunidade de Pinheiros, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão contar com uma linha telefônica exclusiva para contato direto com a ArcelorMittal. O contato gratuito vai funcionar a partir de segunda-feira (18), através do número 0800 721242. Desde a sexta-feira (08), quando tiveram que abandonar suas casas na madrugada devido ao risco de rompimento da barragem Serra Azul, dezenas de famílias estão vivendo em hotéis da região.

A informação do novo serviço foi divulgado pela mineradora neste sábado. Segundo a ArcelorMittal, atualmente, atende direta e diariamente 119 pessoas de 34 famílias hospedadas em Itaúna. Uma frota de ônibus e micro-ônibus foi mobilizado pela empresa para levar e buscar crianças a escolas e adultos aos locais de trabalho.

A mineradora informou ainda que os animais da comunidade foram catalogados e vão receber acolhimento em locais adequados. Um dia após deixarem suas casas, no sábado (09), os moradores puderam voltar às casas  para verificar a situação dos animais deixados para trás e mostrar onde estavam os alimentos e insumos para que funcionários da ArcelorMittal providenciassem o tratamento necessário.

Sobre a situação da Barragem da Mina Serra Azul, a mineradora  informou que “apresentou um plano de ação às autoridades no qual indica a realização de estudos complementares que irão orientar as medidas futuras a serem implementadas na barragem”. Disse ainda que tem mantido o monitoramento contínuo da estrutura.
.