Jornal Estado de Minas

Cem casas atingidas pela lama foram vistoriadas em Brumadinho

Cerca de 100 casas atingidas pela lama da barragem de Brumadinho, na Região Metropolitana de BH, foram vistoriadas pelas Defesa Civil até a tarde desta sexta-feira. Com isso, a expectativa do retorno das pessoas as suas casas aumenta. A informação foi repassada em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira.

De acordo com o tenente-coronel e porta-voz da Defesa Civil, Flávio Godinho, 45 laudos já foram emitidos e devem ser entregues nos próximos dias. "A expectativa é que algumas pessoas possam voltar para suas casas. Outras ainda debem permanecer nos hotéis", explicou o porta-voz. 

A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que tiveram suas casas afetadas.

Atualmente, a Lei 8.036/1990, que trata do FGTS, permite que os beneficiários movimentem suas contas em caso de “necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural”. Desde o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, em 2015, esse tipo de acidente passou a ser equiparado a desastre natural para que as vítimas pudessem movimentar esses recursos.

Por isso, “é importante comprovar que a casa foi atingida pela lama, um dos critérios necessários para que as pessoas possam ter acesso.”

 

 

 

.