(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agricultores perdem hortas inteiras em Brumadinho, importante fornecedor de produtos da Ceasa

Em 2018, o município forneceu 13,4 mil toneladas, equivalente a 0,9% da oferta total do entreposto


postado em 31/01/2019 09:10

(foto: Renan Damasceno/EM)
(foto: Renan Damasceno/EM)

Brumadinho – Da horta de onde saíam até três caminhões cheios de verduras todos os dias para abastecer mercados e sacolões da Região Metropolitana de Belo Horizonte sobraram apenas alguns pés de alface. Dos 22 hectares de terra, dos quais 15 cultiváveis, menos de 10% não foram varridas pela lama do rompimento da barragem do Córrego do Feijão.

No terreno às margens do que antes era um bonito vale, cortado por um córrego, plantava-se de tudo: salsa, cebola, alface-americana, agrião, espinafre, tomate e jiló, que garantiam o sustento de 10 famílias, pouco mais de 30 moradores do Parque da Cachoeira, uma das comunidades mais atingidas pela lama.

“Aqui, acabou. Perdemos tudo que plantamos e não sabemos como vai ser, já que o solo está cheio de lama da mineração”, lamenta o distribuidor de hortaliças Antônio Francisco de Assis, conhecido como Tonico. “Não tem água nem para molhar. Se tivesse água, quando crescesse poderíamos plantar mais, mas não temos mais nada”, completa o irmão, Sadi Barbosa.

A região de Brumadinho é um importante centro de fornecimento de hortifrutigranjeiros para a Ceasa. Em 2018, o município forneceu 13,4 mil toneladas, equivalente a 0,9% da oferta total do entreposto. O valor estimado de comercialização da cidade no Ceasa foi de R$ 17,8 milhões só no ano passado. Os agricultores ainda não conseguem quantificar os prejuízos com o derramamento de lama.

A cidade fornece quase um terço de toda tangerina ponkan que a central de Contagem recebe (28,6%), além de ser importante no abastecimento de chuchu (5%) e jiló (8,7%). Mesmo com o impacto, entretanto, a Ceasa descarta a possibilidade de escassez de produto, uma vez que a ponkan está fora de safra e jiló e chuchu são ofertados por outros municípios.

Uma das líderes do movimento dos produtores, Adriana Aparecida Leal Nunes, de 29 anos, ainda tem na memória tudo que aconteceu desde o rompimento da barragem. Ela e outros trabalhadores escaparam da lama por questão de segundos.

“Eram aproximadamente 12h50, estava no escritório anotando pedidos de verduras quando a energia caiu. Saí e  me sentei próximo à horta. Escutei pessoas próximas ao local gritando que a barragem havia estourado. Todos correram desesperados. Em questão de segundos a gente conseguiu sair. Fomos para um ponto alto da horta e só vimos uma tragédia imensa. Era a nossa horta, nossas plantações, nosso sonho, ficou tudo embaixo da lama”, disse.

O impacto também foi sentido na comunidade do Córrego do Feijão, a primeira a ser afastada com o desastre. “Nossa horta abastecia bancas, supermercados, sacolões de BH. Plantávamos alface, rúcula, couve, mostarda, coentro, alecrim, tudo o que existe de folha. Foi tudo embora. Aqui não tem como mais, não tem como mais. Foi ponto final. Acabou tudo”, conta Ademílson Custódio, de 53.

O agricultor trabalha há cerca de 10 anos no local, a poucos metros de onde a lama varreu casas, árvores e plantações. “Nisso aqui não tem como fazer mais nada. Atingiu a propriedade, roda d’água, poço artesiano, parte elétrica, tinha uma horta. Acabou com tudo. Caminhão virou só ferro-velho”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)