Jornal Estado de Minas

Notícias falsas, golpes e pessoas se arriscando atrapalham resgate em Brumadinho

Em meio às buscas pelas vítimas da tragédia de Brumadinho, os bombeiros militares estão enfrentando dificuldades além da grande quantidade e característica da lama. Notícias falsas, drones não autorizados circulando pelas áreas, pessoas que se arriscam a realizar buscas sozinhas e estelionatários prejudicam a atividade dos socorristas.

De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, é falsa a notícia de que há pessoas perdidas em matas da região. Em três ocasiões, familiares e amigos teriam ido à procura dessas supostas vítimas, prejudicando os trabalhos dos bombeiros.

Conforme esclarecido em coletivo na noite desta segunda-feira, os socorristas tiveram que interromper o resgate às vítimas do rompimento da barragem para socorrer uma pessoa que tentava sozinha fazer busca de corpos. Ela teve que ser  conduzida ao posto avançado e depois para a Unidade de Pronto Atendimento. 

“Continua tendo perigo nas buscas e sendo terreno instáveis”, afirmou o porta-voz.

Além disso, Ahaira pediu para que as pessoas não usem drones não autorizados pelas corporações que atuam no resgate.

Golpe

“Não existe site oficial com arrecadação financeira para ajuda dos desabrigados ou pessoas envolvidas”, afirmou o coordenador Estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho.

Segundo o porta-voz, as doações, neste momento, já são suficientes para o socorro humanitário.

*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa

.