Jornal Estado de Minas

Secretário de Esportes de cidade da Grande BH é preso por importunação sexual

Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil para apurar um crime de importunação sexual contra uma adolescente em Barão de Cocais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O suspeito é o secretário de esporte da cidade, Fabrício C. Furtado. A administração municipal exonerou o servidor e informou que acredita “no direito à ampla defesa” e que com o afastamento ele "terá tempo para se defender das acusações".

O caso corre em segredo de Justiça. Por causa disso, detalhes não foram repassados pela Polícia Civil. A corporação informou que o homem, de 30 anos, foi preso em flagrante por importunação sexual. O crime, previsto no artigo 215 do código penal, tem pena prevista de um a cinco anos de prisão.

A legislação foi criada para punir homens que abusam de mulheres em transportes públicos, e que divulgam, por qualquer meio, vídeo e foto de cena de sexo ou nudez ou pornografia sem o consentimento da vítima, e cenas de estupro.

Além disso, o servidor vai responder pelo crime previsto no Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela prevê punição a quem vende, fornece, serve, ministra ou entrega, ainda que gratuitamente, a criança ou a adolescente, bebidas alcoólica ou outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica. A pena prevista para o crime é de 2 a 4 anos de detenção.

A Polícia Civil informou que o servidor foi preso em flagrante. Como o caso corre em segredo de Justiça, não foi passado detalhes de como os crimes aconteceram. O secretário foi encaminhado para um Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) da Grande BH.


A Prefeitura de Barão de Cocais se manifestou, por meio de nota, sobre o assunto. “ Prefeitura de Barão de Cocais tomou conhecimento, nesta terça-feira, das acusações ao secretário de Esportes, Fabrício C. Furtado. Diante do instável cenário que se apresenta para os envolvidos, para a pessoa do secretário e o seu setor, a atual administração optou pela sua imediata exoneração”, disse.

“A Prefeitura de Municipal acredita no direito à ampla defesa garantido pela nossa Constituição Federal e espera que, desse modo, Fabrício possa ter tempo e espaço para se defender e prestar os devidos esclarecimentos à Justiça sem nenhum ônus ao bom funcionamento da Secretaria de Esportes”, completou. “A Administração ressalta seu repúdio a toda e qualquer forma de assédio, abuso ou comportamento inadequado. O compromisso da gestão é, mais do que nunca, com respeito à dignidade e às liberdades individuais”, finalizou. .