Jornal Estado de Minas

Chove forte em BH na tarde de terça-feira; Defesa Civil alerta para risco de alagamentos

- Foto: Defesa Civil/ Divulgação Chove forte na Pampulha, na Região Noroeste e em Venda Nova de Belo Horizonte no fim da tarde desta terça-feira. A instabilidade deve se prolongar pelas próximas horas. Defesa Civil pede atenção redobrada para motoristas e pedestres, com enxurradas e pontos de alagamento.

No fim da tarde, por volta das 18h50, foi registrado o risco de transbordamento dos córregos Borges, Lareira, Gameleira, da Avenida Camões, da a Avenida Madrid e córrego da Avenida Melo Franco.

Mais cedo, o órgão já havia informado sobre a pancadas de chuva (20 a 40 mm), com raios e rajadas de vento (em torno de 50 km/h) até 8h de quarta-feira. A previsão é de chuvas com volume entre 50 e 70 milímetros, acompanhas de raios e rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. A Defesa Civil informou que está monitorando a situação pra evitar riscos à população.

Recomendações

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos.

O órgão adverte para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e estacionem veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. A atenção deve ser redobrada também em áreas de encostas e morros.

É importante não jogar lixo nos bueiros e bocas de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água.
Não deixar sujeira e lixo em lugares inclinados, porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos.

Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) pelo telefone 116 ou Defesa Civil pelo 199..