Jornal Estado de Minas

Devido à iluminação de Natal, BHTrans vai alterar trânsito na Praça da Liberdade

- Foto: Reprodução/BHTrans

 

A Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) vai alterar o fluxo de veículos ao redor da Praça da Liberdade a partir desta quinta-feira (6). As interdições são válidas a partir das 19h, no caso da Alameda da Educação (entre a Rua Gonçalves Dias e a Avenida Bias Fortes), e a partir das 20h, de quarta a domingo, para a Alameda da Segurança (entre a Rua Gonçalves Dias e a Avenida Brasil). As mudanças vão até as 0h do dia 6 de janeiro. Elas acontecem diante do grande número de pessoas que se desloca para visitar a iluminação de Natal no cartão-postal que será inaugurada nesta quinta.


Mais mudanças serão aplicadas nesta quinta, quando acontece a solenidade de inauguração da iluminação especial. Os seguintes trechos serão interditados nos dois sentidos de circulação: Avenida Brasil com Rua Sergipe e Avenida Bias Fortes com Rua da Bahia. Os bloqueios começam as 19h e vão até as 0h.


Com as interdições, 20 linhas do transporte coletivo terão os itinerários alterados.

Os pontos de embarque e desembarque da Praça da Liberdade e da Avenida Cristóvão Colombo, em frente aos números 480 e 666, serão desativados. Os usuários deverão utilizar os pontos existentes ao longo do desvio


De acordo com a BHTrans, motoristas que se deslocam no sentido Savassi serão desviados para a Rua da Bahia e, posteriormente, para a Avenida Bias Fortes, antes de acessar a Avenida Cristóvão Colombo. Quem deseja chegar ao Centro de BH precisará passar pelas ruas Alagoas e Gonçalves Dias, antes de chegar à Avenida João Pinheiro.


Ainda segundo a BHTrans, os locais serão sinalizados com faixas de pano para orientação aos condutores. Além disso, agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) vão operar o tráfego na região.


A autarquia ressalta, ainda, que algumas vias no entorno da Praça da Liberdade terão reservas de área (proibições de estacionamento). Conforme o órgão, a medida é “importante para garantir a fluidez do trânsito e possibilitar que todos transitem na região”.


Para a segurança de todos, a BHTrans orienta os motoristas a redobrar a atenção e respeitar a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito durante a operação.

 

 


Interdições


Dia 6/12/2018 (quinta-feira), dia da inauguração:


Das 19h às 24h

- Alameda da Educação, entre Rua Gonçalves Dias e Avenida Brasil;

- Avenida Brasil com Rua Sergipe e Avenida Bias Fortes com Rua da Bahia, em frente ao Palácio da Liberdade nos dois sentidos de circulação;


Das 20h às 24h

- Alameda da Segurança entre Avenida Brasil e a Rua Gonçalves Dias;


A solenidade de inauguração ocorrerá das 19h30 às 20h30.


Do dia 6/12/2018 ao dia 6/1/2019:


Das 19h às 24h, todos os dias

- Interdição da Alameda da Educação, entre Rua Gonçalves Dias e Avenida Brasil;


Das 20h às 24h, de quarta a domingo

- Interdição da Alameda da Segurança, entre Avenida Brasil e Rua Gonçalves Dias.


Desvios de Trânsito


- Sentido Centro/Savassi (todos os dias, das 19h às 24h): (...) Avenida João Pinheiro, Rua Gonçalves Dias, Rua da Bahia, Avenida Bias Fortes, Avenida Cristóvão Colombo (...)


- Sentido Savassi/Centro (de quarta a domingo, das 20h às 24h): (...) avenida Cristóvão Colombo, rua Alagoas, rua Gonçalves Dias, avenida João Pinheiro (...)


.