Jornal Estado de Minas

Operação 'Casa de papel' apura sonegação de R$ 60 milhões em gráficas de MG



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil (PCMG) realizaram, na manhã desta quarta-feira, operação de combate à sonegação fiscal na comercialização de papel. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte, Pouso Alegre - no Sul de Minas - e São Paulo (SP). A operação foi apelidada de “Casa de Papel”.

De acordo com o Ministério Público, as investigações apuram o envolvimento de uma grande distribuidora mineira com filial no estado de São Paulo e quatro gráficas/editoriais situadas nas cidades mineiras. A suspeita é de que as partes fraudavam o Fisco Estadual por meio da venda de papel imune - tipos de papéis com imunidade tributária utilizado na impressão de livros, jornais, revistas e periódicos.

Conforme as investigações, o papel adquirido pelas gráficas e editoras não era realmente utilizado para a impressão de jornais, livros e periódicos - que, por lei, apresentam isenção de impostos. Desse modo, as empresas estariam sonegando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado de Minas Gerais.

Ao todo, ainda segundo o Ministério Público, a estimativa é de que o prejuízo aos cofres públicos tenha sido superior a R$ 60 milhões. As autoridades ainda não haviam divulgado detalhes e balanço da operação até a publicação deste texto.

(*Estagiário sob supervisão do subeditor Fred Bottrel)

.