Jornal Estado de Minas

Defesa Civil emite alerta para risco alto de deslizamentos em Belo Horizonte

Belo Horizonte está sob alerta de risco alto de deslizamentos por conta das chuvas constantes dos últimos três dias. Segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, o acumulado de chuva supera 70 milímetros nesse período, o que gera risco geológico na cidade e por isso demanda atenção da população.

Por volta do 12h desta quarta-feira, o órgão de proteção municipal ainda informou que a frente fria que atua sobre Belo Horizonte continuará provocando pancadas de chuva de volume estimado de 30 a 50 mm. O alerta é válido até as 8h desta quinta-feira.

Entre as principais recomendações da Defesa Civil para evitar deslizamentos, se destacam a necessidade de colocar calha no telhado das residências, consertar vazamentos em reservatórios e caixas d'água, não jogar lixo ou entulho em encostas, não despejar esgoto nos barrancos e não promover queimadas.

Ainda segundo o órgão, alguns sinais podem indicar a ocorrência de um deslizamento iminente como as trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperradas, rachaduras no solo, água minando na base de um barranco e inclinação de postes e árvores.

Monitoramento

Durante a tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil de Belo Horizonte vai percorrer algumas áreas de risco geológico emitindo alertas e orientações aos moradores de áreas de risco. São elas: Rua Sustenido, Avenida Tereza Cristina, Vila Chaves, e Alameda do Grotão.

A ação do órgão de proteção municipal ocorre em virtude do acúmulo de chuva dos últimos dias e a previsão de mais chuva para as próximas horas, alertando para o aumento do risco de deslizamentos e escorregamentos das cidades. 

“Qualquer sinal de movimentação do terreno, como trincas, rachaduras, abatimentos de piso, inclinação de postes e árvores, não permaneçam em suas casas e liguem para a Defesa Civil no telefone 199. O risco é muito alto, principalmente durante a noite.” alerta o Coronel Alexandre Lucas, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil.

Chuva acumulada

A Defesa Civil ainda divulgou o acumulado de chuva (mm), por região de Belo Horizonte, em novembro até às 14h desta quarta-feira:

  • Barreiro - 228,4 (95%)
  • Centro Sul - 275 (115%) 
  • Leste - 209,6 (87%) 
  • Nordeste - 183 (76%) 
  • Noroeste - 247,2 (103%) 
  • Norte - 192,8 (80%) 
  • Oeste - 335,4 (140%) 
  • Pampulha - 264,8 (110%) 
  • Venda Nova - 264,2 (110%)
.