(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Portal Uai bate recorde de audiência

Portal dos Diários Associados tem performance jamais alcançada em Minas, ao registrar 126 milhões de visualizações em outubro, terceira marca histórica do ano


postado em 13/11/2018 10:48 / atualizado em 13/11/2018 11:34

(foto: Arte: Quinho)
(foto: Arte: Quinho)

Para um mundo com sede de informação com credibilidade, jornalismo comprometido com o rigor da apuração, notícias atualizadas em tempo real, infográficos, debates ao vivo e análises de profissionais qualificados.

A fórmula, consagrada na cobertura das eleições 2018 no Brasil e em Minas Gerais, foi uma das responsáveis por levar o UAI, portal de notícias e entretenimento do grupo Diários Associados, a uma marca jamais atingida por qualquer veículo do gênero no estado: 126 milhões de visualizações de páginas, geradas por um público de mais de 12 milhões de pessoas.

Não se trata de um fenômeno isolado: o recorde é o ponto alto de um ano que já começou para o Portal UAI com quebra de marcas, quando atingiu, em janeiro, os 110 milhões de acessos. O marco resistiu apenas até maio, quando os usuários fizeram os contadores baterem os 117 milhões de visualizações, número novamente superado no mês passado.

Ajudam a explicar a performance, além do noticiário da corrida eleitoral elaborado pelos profissionais do Estado de Minas, a cobertura completa dos times mineiros no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, feita pelo SuperEsportes, assim como o conteúdo dos principais sites de Minas Gerais abrigados no portal, como o EM.com.br, o Uai E+, o Vrum, o Lugar Certo e inúmeros outros parceiros e blogs. Um leque diversificado, que reúne utilidade, informação e entretenimento e se reflete em uma audiência extremamente relevante, considerando que os dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2016, o Brasil tinha 116 milhões de pessoas conectadas à internet
Carlos Marcelo Carvalho, diretor de Redação:
Carlos Marcelo Carvalho, diretor de Redação: "credibilidade em tempos de fake news" (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)

Os microssegmentos do portal, da mesma forma, operam de maneira eficiente, oferecendo conteúdo que contribui para o resultado consistente da audiência durante todo o ano. A seção de Educação, por exemplo, traz todas as notícias relacionadas ao universo do ensino no país, desde a pré-escola até a universidade, informando sobre acesso aos programas de incentivo e financiamento estudantil e cursos profissionalizantes, além de orientações para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na mesma linha, a seção de Saúde oferece dicas de bem-estar e tratamentos, revelando estudos e pesquisas em todos os segmentos da área, programas governamentais e muito mais.

“A expressiva elevação da audiência ressalta a credibilidade do jornalismo produzido pela equipe de profissionais do Estado de Minas, ainda mais em tempos de fake news”, destaca o diretor de Redação do EM, Carlos Marcelo Carvalho.

Para o editor de Mídias Convergentes, Benny Cohen, esse desempenho é de grande importância para quem se encarrega de levar as notícias ao público. “O número de visualizações confirma que o portal, embora seja regional, alcançou abrangência nacional, já que apresentou um desempenho relevante nesse mês de reta final das eleições, principal fato de outubro”, considera.

Benny Cohen, editor do portal:
Benny Cohen, editor do portal: "matérias de acordo com as expectativas do consumidor de conteúdo" (foto: Jornal Daqui)

Para ele, o resultado representa a elevação do patamar médio de audiência. “Significa dizer que não deveremos mais voltar à média anterior a outubro e, portanto, devemos rever nossas metas. Importante também dizer que esse é um resultado que fortalece a certeza de que estamos produzindo material jornalístico de acordo com as expectativas do nosso consumidor de conteúdo, reforçando nossos laços especialmente com os mineiros, não importa onde estejam – em Minas, no Brasil ou no exterior.”

Outro aspecto que contribui para a crescente audiência do portal é o investimento em tecnologia, para que leitores tenham uma experiência de navegação dinâmica, prática e funcional, tanto no computador quanto no celular. “Estamos investindo fortemente em novas ferramentas para melhorar ainda mais esse relacionamento. Estamos usando o machine learning para entender o comportamento do usuário do portal e poder entregar um conteúdo de acordo com o perfil de cada um. Também estamos melhorando as ferramentas de busca e fortalecendo a parceria com o Google, o que nos permite vislumbrar um cenário em que estaremos permanentemente na vanguarda das tecnologias digitais para produção e entrega de conteúdo multimídia na internet”, afirma o editor de Mídias Convergentes.

Alexandre Magno Pereira Neto, diretor de Operação do Portal UAI, destaca que o investimento de pesquisa em trabalho e tecnologia foi importante para esse crescimento. No entanto, ele observa que sem um conteúdo bem-elaborado e de confiança nada disso teria real impacto. “Estamos sempre procurando crescer e nos aprimorar, tanto na tecnologia, para melhor navegação, quanto em visual. Mas isso tudo sem um bom conteúdo, que os profissionais de jornalismo produzem, essa equipe que temos não iria adiantar nada”, salientou.

Alexandre Magno, diretor de Operação do Portal:
Alexandre Magno, diretor de Operação do Portal: "Procurando crescer e nos aprimorar" (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

SINTONIA


O novo design da capa do UAI também ajudou a alavancar o recorde de audiência alcançado em outubro. O principal objetivo das mudanças foi deixar o novo UAI mais personalizável, com conteúdos e blogs reagrupados com mais sintonia e desenvolvimento de novas tecnologias, para tornar a navegação mais rápida. Já no UAI Mobile as categorias são organizadas por abas, pelas quais o internauta pode navegar com mais facilidade, deslizando a tela do celular.

Essas melhorias, aliadas ao cuidado diário com a produção de conteúdo, se refletem em uma audiência cada vez mais cativa, que potencializa também o alcance de campanhas publicitárias, tornando-as cada vez mais segmentadas para o público desejado pelos anunciantes. Afinal, destacar-se com sucessivos recordes de audiência em um mundo digital com milhões de terabytes de informações é para poucos.

Para conferir mais sobre o Portal Uai, acesse aqui e navegue pelo grande portal dos mineiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)