Jornal Estado de Minas

Vigas aparentes de prédios do Buritis sofrerão intervenções artísticas

Empresas, profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes performáticas interessados em contribuir para o embelezamento do Bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte, já podem começar a projetar suas ideias. Foi lançado, nesta terça-feira, o edital do Outro Territórios - Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana.



Segundo os organizadores do projeto, a ideia é reunir um conjunto de intervenções provisórias nas vigas e pilares aparentes de vários prédios do bairro montanhoso da capital mineira. No edital do programa, as estruturas são chamadas de "palafitas".

A iniciativa possibilitaria uma mudança instantânea na paisagem da região. De acordo com a Comissão Organizadora do programa, o Outro Territórios contribui para a promoção de debates em torno de questões relativas ao paisagismo da cidade, além de problematizar a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

"Discussões inovadoras como essas estão na agenda dos mais atentos agentes culturais do século XXI. É por isso que estamos entusiasmados por lançar uma plataforma de debates que será compartilhada por criadores e moradores do bairro e da cidade e que patrocinará uma nova mirada sobre o Buritis e vazios urbanos", afirma Carlos Teixeira, fundador do escritório de arquitetura Vazio S/A, integrante da Comissão Organizadora, formada ainda pelo Coletivo Aurora e o curador Eduardo de Jesus. 

Ao final das intervenções, poderá ser criado, no bairro, um circuito de visitação às instalações. Entre as ações sugeridas pelo movimento estão projeções de vídeo, light art, peças de teatro, horticultura, paisagismo, pinturas e esportes radicais.


 
Como participar
 
As propostas devem ser elaboradas através de textos e imagens (desenhos, fotografias, perspectivas, montagens e colagens) e devem incluir uma estimativa resumida de custos. Além disso, as intervenções sugeridas devem explorar as potencialidades de 10 palafitas destacadas no edital e devem ser exequíveis.  

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 22/01/2019 por meio do preenchimento de formulário digital disponível no site oficial. A previsão é de que a abertura da exposição ocorra no primeiro trimestre de 2019.

Se interessou? Para saber mais clique aqui.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie