Jornal Estado de Minas

Mudanças no trânsito da Pampulha contemplam novas linhas de ônibus para o Centro



A partir desta quinta-feira, os bairros Castelo, Santa Terezinha e Manacás terão mudanças no trânsito em vias próximas à Avenida Presidente Tancredo Neves. Além de alterações na direção do fluxo de veículos, contemplando mudanças na sinalização, pintura de solo e novas travessias, a próxima fase do projeto terá a criação de duas novas linhas de ônibus que vão fazer a ligação dos bairros com o Hipercentro e a Região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

A BHTrans deu mais detalhes da mudança hoje. “Esse projeto de reestruturação de trânsito e transporte contempla integralmente solicitações dos moradores dos bairros. Visa melhorar a acessibilidade com segurança para os condutores e pedestres”, informou a gerente de Ação Regional Noroeste e Pampulha da BHTrans, Maria Inês Franco. “Na parte de trânsito, estamos invertendo a circulação de duas pontes, depois vamos ter a inversão de mais duas pontes, e vias adjacentes perto dessas pontes, implantação de semáforo, redução de velocidade, faixas de travessia e também uma nova sinalização vertical principalmente indicando os retornos e pintura de solo”, disse. Além da Avenida Tancredo Neves, as avenidas dos Engenheiros, Miguel Perrela e Altamiro Avelino Soares serão contempladas por essas alterações. 

As mudanças entregues hoje contemplam os cruzamentos da Avenida Tancredo Neves com a Rua Frei Martinho Burnier e Rua Monte Sinai. Outras sete alterações estão programadas. O projeto, segundo Maria Inês, nasceu de solicitações dos moradores.
Foram realizadas reuniões individuais com a população dos bairros no contexto da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CTT) neste mês. “Nós temos essa garantia e acreditamos que vamos ter êxito em todo esse objetivo de acessibilidade segura e fluidez. À medida que nos formos dando andamento nas intervenções, a BHTrans vai anunciar para a população”, esclareceu. 

Futuramente, duas novas linhas de ônibus serão implantadas para atender os moradores da região, mas a BHTrans ainda não tem previsão de quando esses ônibus vão começar a circular.  A gerente de Ação Regional Noroeste e Pampulha afirma que os trabalhos depende de algumas mudanças. Duas pontes da região ainda terão o fluxo de veículos invertidos. As estruturas fazem a intercessão da Avenida Tancredo Neves com a Rua Castelo de Alenquer e a Rua Maria Clara Tavares. “Elas vão passar por um itinerário pela Tancredo Neves toda e a Pedro II. Na área central, vão passar pela Área Hospitalar, ruas Carandaí e Rio Grande do Norte, Mercado Central e Praça da Liberdade”, detalha Maria Inês.
Uma terceira linha de ônibus que já passa pelos bairros terá mudanças na circulação. 

Veja a lista das mudanças no trânsito na Pampulha: 

Intervenção 1 - Avenida Presidente Tancredo Neves com rua Frei Martinho Burnier

- A rua Frei Martinho Burnier, entre a rua João Alves da Silva e avenida Tancredo Neves, passa a ser mão dupla
- A ponte sobre a avenida Tancredo Neves no cruzamento com a rua Frei Martinho Burnier passa a ser mão única no sentido Paquetá /Castelo

Intervenção 2 - Avenida Presidente Tancredo Neves com rua Monte Sinai 

- A ponte sobre a avenida Tancredo Neves no cruzamento com a rua Monte Sinai passa a ser mão dupla

Próximas alterações (serão comunicadas pela BHTrans) 

Intervenção 3 - Avenida Pres. Tancredo Neves com rua  Maria Clara Tavares
Intervenção 4 - Avenida Pres. Tancredo Neves com rua  Castelo Alenquer 
Intervenção 5 - Avenida Pres. Tancredo Neves com avenida Altamiro Avelino Soares
Intervenção 6 - Avenida Pres. Tancredo Neves com rua  João Ricaldoni Filho
Intervenção 7 - Avenida Pres. Tancredo Neves com avenida dos Engenheiros
Intervenção 8 - Avenida dos Engenheiros com rua  Romualdo Lopes Cançado
Intervenção 9 - Avenida Miguel Perrela com avenida Altamiro Avelino Soares

.