Jornal Estado de Minas

Após mais um dia de transtornos durante temporal, BH pode ter mais chuva


Belo Horizonte viveu mais um dia de temporal com ventanias, trazendo transtornos para moradores de várias regiões. Houve alagamentos em diferentes pontos da cidade e semáforos ficaram em flash em diversos cruzamentos, o que provocou lentidão. Parte do forroda Feira Shopping no Barro Preto, Região Centro-Sul, desabou. Árvores também caíram. O acumulo de água também fez vários córregos subirem rapidamente, provocando risco de inundação. Segundo a Defesa Civil, em aproximadamente quatro horas choveu cerca de 86% do que era esperado para todo o mês de outubro na cidade. A previsão para este sábado é de chuva isolada na capital mineira. 


Ainda de acordo com o órgão, a regional que mais acumulou chuva nesses dois dias foi a Oeste; ao todo, entre as 11h30 e as 14h30 de quinta-feira e das 15h20 às 16h20 de ontem, choveu 90,2 milímetros (mm). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê cerca de 104,7mm para todo o mês de outubro, segundo a média histórica.

Conforme o meteorologista do ClimaTempo, Ruibran dos Reis, a previsão para este mês era de chuvas fortes. Para ele, o que surpreendeu foi a falta de distribuição da precipitação ao longo do período.


Ruibran credita os fortes temporais dos dois últimos dias à iniciação do fenômeno El Niño na costa do Peru e do Equador, banhados pelo Oceano Pacífico. Conforme o meteorologista, o fenômeno contribuiu para o aquecimento das regiões próximos aos países. “Historicamente, o mês de outubro é o mais quente, mas neste ano esquentou mais do que a média, que é de 28°C”, afirmou o meteorologista.

SUSTO O Corpo de Bombeiros informou sobre um chamado para atendimento na Feira Shopping localizada na Avenida Augusto de Lima, no Barro Preto. De acordo com Flávia de Carvalho, diretora-geral do estabelecimento, três peças do forro, que é de PVC, se soltaram, mas não atingiram ninguém. “Foi apenas um susto. O vento forte fez deslocar as três peças.

Houve pânico devido a queda de uma árvore em frente, que provocou o corte de energia”, explicou. Ainda de acordo com ela, ninguém ficou ferido e o centro de compras teve que ser fechado devido a falta de luz. A Defesa Civil revelou que o local teve que ser interditado temporariamente para reparos.


No cruzamento da Rua Mato Grosso esquina com Augusto de Lima, também no Barro Preto, uma árvore caiu e atingiu alguns veículos. Ninguém ficou ferido. Com o deslocamento das placas, o local ficou inundado, segundo o órgão. No Bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de BH, houve desabamento parcial de um muro. A ocorrência foi registrada na Rua Professor Mário Casassanta. Não houve informações de feridos.
A Defesa Civil chegou a emitir alertas de inundação.

Uma delas foi na Regional Oeste. As águas do Córrego dos Pintos e do Ribeirão Arrudas subiram rapidamente. Com isso, os moradores tiveram que evitar a Avenida Tereza Cristina, nos cruzamentos com a Avenida do Contorno, no Barro Preto, e a Avenida Francisco Sá, no Prado.


Outro ponto que moradores tiveram que ter atenção foi nas proximidades do Córrego do Leitão. O nível subiu rapidamente e provocou o risco de transbordamento. Por isso, os agentes pediram ontem para evitar trafegar na Rua São Paulo, no cruzamento com a Avenida Bias Fortes e com as ruas Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora.


PREVISÃO A boa notícia é que a chuva vai diminuir no fim de semana. A previsão em BH é de precipitação isolada hoje e céu aberto amanhã. Conforme o Inmet, a área de instabilidade que atingiu a região metropolitana na quinta-feira deve se deslocar para o Norte do estado, causando pancadas de chuva também no Noroeste de Minas, além dos vales do Mucuri, do Rio Doce e Jequitinhonha. Hoje as temperaturas variam de 12°C no Sul do estado e 34°C no Triângulo Mineiro.

*Estagiários sob supervisão da subeditora Regina Werneck

 El Niño

Segundo o ClimaTempo, o El Niño é um fenômeno de interação do oceano com a atmosfera caracterizado por um aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico equatorial. A grande evaporação das águas e a umidade provocada na região vão para diferentes partes do globo, sendo que, em alguns lugares a formação do El Niño gera grandes chuvas e, em outros, secas.

» Ações recomendadas

» Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
» Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
» Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

.