Jornal Estado de Minas

Bombeiros localizam dupla de Macaé (RJ) perdida na Serra Fina desde domingo

Dois jovens de Macaé (RJ) de 19 anos que estavam perdidos na Serra Fina, no Sul de Minas, desde o domingo (16) foram localizados, no fim desta manhã (18), por meio de contato telefônico com o Corpo de Bombeiros. Uma equipe de 10 militares e quatro guias locais que pernoitou numa das trilhas foi então instruída para fazer a localização da dupla e os resgatar. As comunicações no local são difíceis, mas de acordo com a equipe de salvamento o grupo estava a cerca de 13 quilômetros do fim da trilha.


De acordo com os Bombeiros, os dois exploradores, Paulo José da Silva Gonçalves e Isaías Tavares Machado Júnior desceram a Pedra da Mina, que é a quarta mais alta do Brasil, com 2.798 metros, na sexta-feira (14). Chegaram a conseguir sinal de telefone para enviar fotografias para as suas redes sociais. Mas, depois de descerem o pico, enfrentaram um dos trechos mais complexos da travessia, nos sete quilômetros até o Pico dos Três Estados, o segundo mais alto do trajeto, com 2.665 metros de altura e terceiro ponto de acampamento.

Como não apareceram no ponto de encontro no domingo, o chamado Sítio do Pierre, o serviço de vans que eles contrataram para os buscar acionou os Bombeiros. A cadeia de montanhas fica entre Passa Quatro e Itamonte.

Devido à distância, é provável que o reencontro com os pais e familiares ocorra apenas nesta quarta-feira. O clima era rigoroso, com grande formação de tempestades e neblinas que impediram a utilização de helicópteros para auxiliar no resgate.

ARMADILHAS As condições climáticas imprevisíveis, árduos acidentes geográficos, vegetação selvagem e escassez de água fizeram muitos montanhistas considerarem a travessia como a mais dura do Brasil. Na Serra Fina, se erguem a quarta mais alta montanha do Brasil, a Pedra da Mina, com 2.798 metros, o Pico dos Três Estados (10ª), com 2.665 metros, e outras 18 elevações acima de 2 mil metros.

As ocorrências de desaparecimento na Serra Fina não são incomuns.
Em julho deste ano, os bombeiros de Minas e a Polícia Militar de São Paulo resgataram o paulista de Campinas Luís Cássio Bezerra de Santana, de 27, que ficou perdido oito dias após entrar na Serra Fina, com o objetivo de chegar até a Pedra da Mina, quarto mais alto pico do Brasil, com 2.798 metros.

Até o desfecho dos trabalhos foram três dias de buscas, que envolveram meia centena de militares, guias experientes, nove viaturas e duas aeronaves de corporações dos dois estados. Ao escutar a passagem do helicóptero Águia, da PM paulista, o jovem fez acenos e foi localizado. Porém, devido às dificuldades de pouso, uma equipe de solo fez o trabalho de resgate.

.