(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH pode ter chuva nesta sexta-feira; tempo instável segue até terça-feira

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para pancadas de chuva acompanhados de raios e ventos fortes nesta sexta-feira


postado em 14/09/2018 14:25 / atualizado em 14/09/2018 14:34

Áreas de instabilidade já atuam em regiões de Minas Gerais(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Áreas de instabilidade já atuam em regiões de Minas Gerais (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

Depois de um longo período de tempo seco, até registrando índices de umidade que requerem atenção a saúde, Belo Horizonte e cidades da região metropolitana devem ter chuva. Áreas de instabilidade já atuam em algumas regiões de Minas Gerais. A previsão é que o tempo instável permaneça na capital mineira até a próxima terça-feira. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para pancadas de chuva acompanhados de raios e ventos fortes nesta sexta-feira.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança no clima é provocada por áreas de instabilidade que atuam no estado, o que é comum para esta época do ano. “O quadro de amassa de ar seco diminui, principalmente no Centro e Sul de Minas, Zona da da Mata, e Triângulo Mineiro, e, consequentemente, a partir de hoje deveremos ter ocorrência de pancadas de chuva, inclusive pode ser até com intensidade forte”, disse.

Devido a possibilidade de chuva com intensidade mais forte, a Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta sexta-feira. O aviso prevê precipitações com volume de água estimado entre 20 e 40 miligramas de água. Elas podem ser acompanhadas com raios e rajadas de vento, que podem atingir 50 quilômetros por hora. A previsão é até o fim da tarde deste sábado.

Segundo Claudemir Azevedo, o tempo instável deve permanecer por alguns dias. “A tendência que siga até terça-feira com ocorrências de chuva, principalmente no Sul de Minas, próximo a São Paulo. Em Belo Horizonte a situação deve se intensificar mais neste sábado”, explicou.

Alerta


Os moradores devem tomar alguns cuidados durante os temporais. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Outra recomendação é não abrigar embaixo de árvores, assim como não estacionar veículos próximos aos troncos. A população deve ter cuidado, ainda, nas áreas de encostas e morros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)