Jornal Estado de Minas

Hospital Sofia Feldman pode receber aumento de recursos do governo federal

Mais recursos devem chegar ao Hospital Sofia Feldman, unidade de saúde no Bairro Tupi, Norte de Belo Horizonte, para tirar a maternidade que é referência em Minas Gerais da penúria. É o que prevê o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que hoje esteve na capital mineira para promover a vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

“Nós estamos discutindo com a Prefeitura de Belo Horizonte e nós vamos fazer uma reunião na próxima semana para estudarmos juntamente como nós podemos ter atendimento pleno nesse hospital. A questão que nós estamos discutindo sobre esse hospital é uma questão de aporte também maior do governo federal para o funcionamento. Nós estamos dispostos a aumentar o repasse de recursos federal para o funcionamento desse hospital”, afirma o ministro.

Na última quinta-feira, o presidente Michel Temer assinou uma medida provisória que abre linha de crédito via Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para financiar as Santas Casas e hospitais filantrópicos, unidades de saúde que complementam o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para que tenha validade, a MP precisa ser validada pelo Congresso em até 120 dias.

O governo informou que a medida prevê financiamento com juros na ordem de 8,66% ao ano, enquanto os empréstimos atuais giram na ordem de 17% a 18% de juros. Essa é uma medida que promete um respiro para essas unidades de saúde, mas ainda depende de reunião do Conselho Curador do FGTS, para que a linha de crédito seja efetivada.
.