Jornal Estado de Minas

Obras na BR-356 chegam a 95% e feriado terá pintura de faixas

A obra de contenção da encosta da BR-356 na altura do Bairro Santa Lúcia, Centro-Sul de Belo Horizonte, chega a 95% e restam pequenas intervenções para que a reforma esteja completamente concluída, segundo o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), Davidsson Canesso.

Entre as pendências estão a concretagem da sarjeta, na parte de cima da rodovia, prevista para acontecer ainda nesta terça-feira, o que deve significar o fechamento de uma das faixas no sentido Rio de Janeiro enquanto o serviço estiver sendo executado. No feriado de amanhã, o DEER/MG vai fazer a pintura das faixas na BR-356 no trecho em cima da contenção que foi refeita, o que também vai significar fechamentos pontuais enquanto os funcionários estiverem executando as pinturas.

"Depois disso, ainda vamos promover o fechamento do antigo túnel que era usado para coletar a água da chuva. Como construímos um novo, o antigo será concretado e isso também vai necessitar fechamentos pontuais ao trânsito", afirma Canesso.



O contrato que viabiliza as obras de reforma da contenção da BR-356 se encerra em 9 de setembro, mas os trabalhos serão 100% concluídos antes disso, conforme o diretor-geral. Os dados de agosto ainda não foram coletados, mas a expectativa do DEER/MG é que a obra se encerre com um gasto de cerca de R$ 11,3 milhões, abaixo dos R$ 11,9 milhões previstos.

Em março, a Defesa Civil identificou movimentação na contenção da rodovia e o trânsito precisou ser interditado em duas faixas para os trabalhos de reforma da cortina atirantada, que começaram no fim daquele mês. Na sexta-feira, o tráfego foi parcialmente liberado depois de quatro meses de fechamento.   .