(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Encontro em Belo Horizonte celebra os 70 anos de criação do estado de Israel

Abertura do evento na noite desta quarta-feira (8), no auditório da Igreja Batista da Lagoinha, deverá ter a presença do candidato à Presidência e deputado federal Jair Bolsonaro


postado em 07/08/2018 18:28 / atualizado em 07/08/2018 18:35

Cristãos e judeus unidos para comemorar os 70 anos de criação do estado de Israel. Com expectativa de público em torno de 5 mil pessoas, o auditório da Igreja Batista da Lagoinha, no Bairro São Cristóvão, na Região Nordeste de Belo Horizonte, será palco da noite desta quarta-feira (8) e durante toda a quinta-feira (9) de uma celebração para homenagear o país do Oriente Médio e também a figura do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha (1894-1960). A abertura será às 19h30 e deverá contar com a presença do candidato à presidência do Brasil, deputado federal Jair Bolsonaro. O filho do candidato, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, já garantiu presença durante os três dias do evento promovido pela Comunidade Internacional Brasil & Israel (CIBI).

“O objetivo é destacar os 70 anos e também a figura de Osvaldo Aranha, um grande diplomata brasileiro. Sem ele, seria impossível a criação do estado de Israel. Foi um grande estrategista, um gigante da diplomacia, e, por isso, queremos que todos os brasileiros revereciem a sua memória”, afirma a pastora Jane Silva, presidente da Cibi, idealizadora do evento e que divide seu tempo de trabalho entre Belo Horizonte e Jerusalém. Ela lembra que católicos e evangélicos participarão do encontro.

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu criar o Estado de Israel, dividindo em dois o território da Palestina, que estava sob mando britânico na época. Então presidente da Assembleia Geral da ONU, Aranha foi quem anunciou a aprovação da Resolução 181, que decretava a formalização de Israel. “Vamos reunir pessoas de vários países e a história de Osvaldo Aranha será enaltecida”, afirma Jane. Ela adianta que, na cerimônia de abertura, serão carregadas as bandeiras do Brasil, de Minas e de Belo Horizonte.

Os dois dias de celebração terão a participação de acadêmicos israelenses, um deputado do Knesset, além de líderes políticos e religiosos de diversas nações. A presidente da CIBI destaca que os participantes “terão a oportunidade de ouvir importantes esclarecimentos sobre o papel de Israel no cenário político atual” e assistir a apresentações culturais, como dança, música e culinária judaica.

Presenças


As palestras vão abordar diferentes temas, incluindo um panorama histórico sobre os 3 mil anos de Jerusalém. Também serão enfocadas as possibilidades de integração entre Brasil e Israel, assim como a maneira como a mídia retrata os conflitos na região, a cargo da jornalista Joice Hasselmann. Dentre outras presenças internacionais, destaque para a norte-americana Michele Bachman, que foi pré-candidata à presidência dos Estados Unidos em 2012.

Segundo Jane, o trabalho da CIBI inclui uma aproximação de cristãos e judeus, a luta contra o antissemitismo e a valorização das relações bilaterais entre os dois países. Entre os especialistas, merecem destaque: Chaim Silberstein, médico de combate do exército de Israel e presidente da Mantendo Jerusalém Unida; Mario Bramnick, que nasceu em Cuba, emigrou cedo com a família para os Estados Unidos e lidera a Coalizão de Latinos por Israel, ONG que trabalha para combater a ascensão global do antissemitismo. Bramnick integra o grupo de pastores que realiza reuniões mensais com o presidente Donald Trump e sua equipe na Casa Branca.

Michele Bachman, que foi deputada federal do Partido Republicano pelo Estado de Minessota (EUA) até 2015, tendo sido pré-candidata a presidente nas eleições de 2012; e Robert Ilatov, membro do Knesset, Parlamento de Israel, preside o Comitê dos Aliados Cristãos e criou a Reunião de Oração por Jerusalém, que reuniu em junho 650 participantes de 68 países para intercederem pela paz em Jerusalém.


SERVIÇO


Celebração dos 70 anos do estado de Israel

Data: 8 e 9 de agosto (ingresso único)

Local: Auditório da Igreja Batista da Lagoinha, que fica na Rua Manoel Macedo,360, Bairro São Cristóvão, em Belo Horizonte

Horário: Dia 8, das 19h às 22h; 9, das 15h às 22h, incluindo intervalo.

Site do evento: www.eventim.com.br/Israel70anos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)