Jornal Estado de Minas

Paróquia de Santana convida fiéis para celebração de aniversário da igreja


A tradicional festa de Santana, que de acordo com a crença católica é mãe da virgem Maria, realizada pela igreja de nome homônimo, começa nesta quarta-feira. A festa traz uma programação variada para a congregação de fiéis e se estende até o fim de semana.

Tradicionalmente, o dia da Nossa Senhora de Santana é comemorado em 26 de julho. Nesta data também é celebrado o aniversário da igreja, que já completa 82 anos, e é a única em Belo Horizonte a homenagear a avó de Jesus Cristo.

A programação da festa deste ano contempla atos litúrgicos como missas, ofícios, bênçãos especiais a avós e netos, cuidadores, profissionais de saúde e enfermos. Além de uma vasta programação cultural, com apresentações musicais, contação de histórias e coral crescere – grupo formado por idosos. 

Quando a Igreja de Santana foi construída, na esquina das ruas Bernardo Figueiredo e Pirapetinga, no Bairro Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais tinha apenas 39 anos.

O passeio vale a pena até mesmo para conhecer a paróquia, que chama atenção pela ornamentação diferente. Os bancos dos fiéis são voltados para o corredor por onde as pessoas passam. A mesa do altar foi transferida para o centro da nave, com a imagem de Cristo.

Serviço:


Festa Anual de Santana
De 25 a 29 de Julho
Endereço: Rua Bernardo Figueiredo, 131 – Serra (Paróquia de Santana)

25 de julho às 19h – Vigília, recepção das imagens peregrinas de Santana, bênção das famílias e café

26 de julho
15h – Missa, unção dos enfermos e idosos, e café
19h – Missa
.