Jornal Estado de Minas

Festival Verbogentileza é convite à diversão e ao engajamento


Cinema ao ar livre, espaço gastronômico, feiras e oficinas. Essas são apenas algumas das atrações que prometem agitar os belo-horizontinos no tradicional Festival Verbogentileza, na Praça Floriano Peixoto, Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul da capital. Mais que entretenimento, o festival faz um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar. Para isso, uma espécie de portal de fitas coloridas com frases escritas pela população será instalado na praça para que as pessoas entrem – literalmente – no clima que propõe o verbogentileza.

O Portal da Gentileza, como ficou conhecido, é uma das marcas registradas do projeto social, que incentiva as boas práticas. Serão impressas 540 fitas de várias cores, com as frases selecionadas, fixadas no portal de quatro metros de altura. Dançando ao vento, as fitas vão proporcionar uma experiência sensorial e conceitual para dentro do espaço do evento, que ocorre entre 10 e 12 de agosto, em uma parceria com o Estado de Minas 90 anos. O objetivo é convidar o visitante a refletir e perceber o uso do espaço público de maneira crítica e colaborativa.

Entre as atrações musicais estão as bandas Orquestra Atípica de lhamas, Moons, Castello Branco e Coladeira, entre outros grupos, que farão parte da programação. A violinista mineira Nath Rodrigues, conhecida por dedicar seu trabalho à música brasileira instrumental, também confirmou presença no festival.
O verbo “convidar” é a temática do evento, disponibilizado gratuitamente na capital.

Nesta edição, espera-se um maior engajamento do público. A produção do evento quer incentivar as pessoas a mandarem suas frases, para enriquecer a instalação, convidando o público na Praça Floriano Peixoto a adotar atitudes gentis, além de ativar o verbo de uma forma mais relevante para o entorno nas programações culturais e educacionais.

“Queremos que as pessoas sejam atuantes neste movimento, não apenas espectadores, já que este é um festival que se constrói a partir da participação de cada um. Esperamos que o público venha e convide mais e mais pessoas para estar com a gente, para que possamos dar voz ao que está calado, luz ao que está apagado, calor ao que está frio”, diz Patrícia Tavares, idealizadora do Verbogentileza. As frases devem ter no máximo 75 caracteres – incluindo espaços – e serão recebidas até o dia 25 por meio das redes sociais do evento.

Os “embaixadores” da gentileza podem participar quantas vezes quiserem, sem qualquer custo. É importante enviar nome e uma fonte de contato junto da frase criada, pois o projeto fará um agradecimento especial aos autores das criações selecionadas.  O evento é uma iniciativa da Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo, Dois Arquitetura e Hardy Design, com patrocínio do Instituto Unimed e da Claro Música, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. (SP)


As frases devem ser enviadas pelo e-mail verbogentileza@dobrasileventos.com.br, no privado do Facebook (facebook.com/verbogentileza) ou ainda em mensagem “direct” do Instagram (instagram.com/verbogentileza).