Jornal Estado de Minas

Comissários de bordo feridos seriam motivo do retorno de voo turbulento a Confins

Pelo menos dois comissários de bordo do voo G3 9126 teriam ficado feridos, depois que uma turbulência provocou um inesperado solavanco na aeronave no ar. O avião, que seguia para Fortaleza (CE), no fim da noite do domingo, retornou para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando estava no meio da viagem.

A Gol Linhas Aéreas, operadora do voo, confirmou o retorno ao terminal mineiro na madrugada desta segunda-feira. Por meio de nota, a companhia afirmou que prestou assistência aos passageiros, que foram colocados em hotel. Às 9h10 desta segunda-feira, o voo partiu de Confins e chegou ainda no fim da manhã ao destino. “A companhia reitera que ações como essa visam garantir a segurança”, disse a Gol. A empresa não deu informações sobre os comissários feridos.

Ao G1 Ceará, o médico Thiago Gomes, um dos passageiros do voo G3 9126, os comissários se machucaram pois "voaram dentro do avião", sendo arremessados de um lugar para outro. "A gente teve a impressão foi de que, na verdade, esse movimento foi um desvio pra não ter colisão de uma aeronave com outra", comentou.

O movimento, segundo ele, foi uma "guinada brusca para a direita".
Conforme relato do passageiro, a situação ocorreu quando o avião estava em procedimento de subida. "Ficou oscilando bastante e houve pânico. Foi uma turbulência bem fora do convencional", disse Gomes.

Ainda, segundo o passageiro, com a equipe ferida e sem condições para prosseguir o voo, a aeronave, retornou ao local de origem. Os passageiros foram hospedados em um hotel e colocados em voo que chegou à capital cearense às 11h56. "Tudo acontece muito rápido, na hora só dá pra pensar na família e esperar que aconteça o melhor. Mas realmente a situação foi bem tensa, bem angustiante", recordou Thiago, ao desembarcar em Fortaleza.

Tensão também em voo internacional

Em menos de 24 horas, foi o segundo caso de tensão que comissários de bordo enfrentaram durante a viagem. No domingo, mineiros que estavam no voo LA 8085, que saiu de Londres, Inglaterra, às 22h30 do sábado, e chegou ao Aeroporto de Guarulhos (SP), às 6h, relataram que um homem agrediu fisicamente um passageiro e três funcionários da empresa aérea Latam, além de gritar vários palavrões.

Com isso, o desembarque sofreu um atraso de meia hora, já que três agentes da Polícia Federal entraram na aeronave para retirar o passageiro.
“Parecia que tinha bebido e ainda pediu vodca a uma comissária. Ela negou e ele continuou insistindo. Depois, disse que sofrera um ataque homofóbico por parte de três passageiros que estavam nos assentos de trás", contou uma estudante.

Para tentar resolver o problema, antes do pouso, os comissários solicitaram, por meio do sistema do som, o apoio de algum médico a bordo. Um passageiro se apresentou e aplicou medicamentos para tranquilizar o homem, que seguiu bastante nervoso. Como ele se tranquilizou, os comissários o imobilizaram com cintos apropriados e algemas. "Isso é um absurdo, fazer uma coisa dessas com os colegas", desabafou um outro comissário que não estava envolvido no episódio.

Por meio de nota, a Latam Airlines Brasil informou que solicitou o apoio da Polícia Federal para desembarcar um passageiro a bordo do voo LA 8085 (Londres - São Paulo/Guarulhos) de ontem (08) em função de comportamento indisciplinado. "A empresa reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais", afirma o comunicado.
.