Publicidade

Estado de Minas

Correria dos motoristas tumultua trânsito nos principais corredores de BH

Lentidão é registrada em diferentes regiões, mas especialmente nas saídas do Centro


postado em 06/07/2018 13:43 / atualizado em 06/07/2018 14:14

Motoristas enfrentam congestionamento na Avenida do Contorno(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Motoristas enfrentam congestionamento na Avenida do Contorno (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Bastou o relógio marcar 13h para que começasse a corrida. O trânsito é intenso nos principais corredores de Belo Horizonte, com milhares de torcedores que deixaram o trabalho correndo para começar a concentração para o início da partida contra a Bélgica, às 15h desta sexta-feira.

Agentes da BHTrans atuam em alguns dos cruzamentos mais movimentados da Região Centro-Sul, mas há retenções em várias vias em direção aos bairros de diferentes áreas da cidade. A BHTrans montou Operação Mais Mobilidade, na Avenida Francisco Sales com Avenida Brasil e na Avenida Sinfrônio Brochado, entre as ruas Flávio Marques Lisboa e José Brandão. Há também operações em diferentes regionais (confira abaixo).


A transmissão da partida entre Brasil e Bélgica, nesta sexta-feira às 15h, terá operações especiais da BHTrans nos dois principais pontos de aglomeração de torcedores – o Mineirão e a Savassi – e no transporte coletivo. Na Pampulha, o público estimado pelos organizadores é de 30 mil pessoas na esplanada, das 13h às 19h.

Na Savassi, a estimativa é de que mais de 2 mil pessoas participem do evento, no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, entre a Praça Diogo Vasconcelos e a Rua Paraíba, das 14h às 19h. Motoristas devem ter atenção, pois o movimento já começa a se intensificar em áreas como a da Avenida Getúlio Vargas.

Faixas de pano ajudam a orientar os motoristas. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, PM e Guarda Municipal) vão monitorar o trânsito nas duas regiões. A BHTrans orienta os motoristas a redobrar a atenção, respeitar a sinalização implantada e os agentes de trânsito e não dirigir depois de beber.

Para a esplanada do Mineirão, será disponibilizado o serviço da linha 55 – Move Mineirão, saindo da Estação Rio de Janeiro (Plataforma 1B – Avenida Santos Dumont), sentido Praça da Estação. A linha começa a operar às 12h, saindo com intervalos de 15 minutos. A última viagem para o estádio deixa a estação às 14h30. Na volta, os ônibus sairão da Pampulha, conforme a demanda, a partir das 16h. O preço da passagem é R$ 4,05 e o pagamento pode ser feito também com o Cartão BHBus.

 A linha 55 conta com embarque e desembarque na área central, na Estação Rio de Janeiro e ao longo da Avenida Antônio Carlos, operando nas estações Senai (Antônio Carlos, 580), São Francisco (Antônio Carlos, 3.720) e UFMG (Antônio Carlos, 6.700). Na região do estádio, os torcedores vão desembarcar próximos ao portão Norte, na Rua Rebelo Horta. Após a partida, os ônibus sairão da Avenida C.

Foram estabelecidas áreas de estacionamento proibido em trechos das avenidas Antônio Abrahão Caram, das Palmeiras, Coronel Oscar Paschoal, C e Carlos Luz, para garantir fluidez ao trânsito, facilitando o acesso ao evento. Duas horas antes do início do evento, será feita a inversão da pista da esquerda da avenida Antônio Abrahão Caram, entre avenida C e avenida Coronel Oscar Paschoal, que passará a circular neste sentido.

Na Savassi também foram implantadas áreas de estacionamento proibido ao longo da Rua Paraíba, para facilitar a fluidez no trânsito da região.

Locais das operações nas regionais:


Regional Centro/Sul
- Praça Sete Setembro
- Mercado Central
- Trevo do Belvedere
- Avenida Afonso Pena com rua da Bahia
- Avenida Afonso Pena com rua dos Tamoios
- Avenida Afonso Pena com avenida Carandaí
- Praça Raul Soares com avenida Bias Fortes
- Avenida Bias Fortes com rua dos Goitacazes
- Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi)
- Avenida do Contorno com avenida Cristóvão Colombo

Regional Oeste/Barreiro
- Avenida Afonso Vaz de Melo com rua Benedito dos Santos, próximo ao Via Shopping
- Avenida José Rodrigues Pereira com avenida Raja Gabaglia
- Avenida Silva Lobo com avenida Barão Homem de Melo
- Avenida Amazonas entre avenida do Contorno e Anel Rodoviário

Regional Nordeste/Leste
- Avenida Cristiano Machado com rua Jacuí
- Avenida Cristiano Machado com avenida Silviano Brandão

Regional Noroeste/Pampulha
- Estação Pampulha
- Evento na Esplanada do Mineirão
- Avenida Antônio Carlos com rua Major Delfino de Paiva
- Avenida Pedro II com avenida Carlos Luz
- Avenida Pedro II com alça do Anel Rodoviário
- Praça do Coração Eucarístico
- Avenida Fleming

Regional Norte/Venda Nova
- Avenida Cristiano Machado com avenida Waldomiro Lobo
- Avenida Cristiano Machado com avenida Sebastião de Brito
- Avenida Dom Pedro I com avenida General Olímpio Mourão Filho

Rotas nos principais corredores e eventos – Agentes da BHTrans irão realizar rotas de monitoramento em locais na cidade que terão eventos/bares onde será exibido o jogo:

- Mercado Distrital do Cruzeiro
- Arena Budweiser, na rua Itambé
- Praça da Savassi – rua Pernambuco/rua Paraíba
- Bares na região do bairro Santa Tereza
- Avenida Contagem, no bairro Santa Inês
- Rua Alberto Cintra, no bairro União

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade