Jornal Estado de Minas

Prazo para cadastramento escolar 2019 termina nesta sexta

- Foto: Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação
Sexta-feira, 22 de junho, é o último dia do cadastramento escolar 2019 para instituições de ensino públicas municipais e estaduais de Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e feitas totalmente pala internet, por meio dos sites da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte (neste caso, somente para moradores da capital). 

O cadastro é unificado e atende as redes estadual e municipal. Podem participar as crianças que completam 6 anos até junho de 2019, estudantes transferidos de escolas particulares, de outras localidades ou que desejem retomar os estudos, e os candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável maior de 18 anos. Quem já atingiu a maioridade pode realizar o processo por conta própria. O cadastramento para deficientes, portadores de transtornos globais do desenvolvimento e de altas habilidades/superdotação também será realizado por meio de formulário eletrônico disponibilizado no portal da Secretaria de Estado de Educação.

Após o cadastro, os interessados devem ainda realizar a matrícula entre os dias 17 a 21 de dezembro de 2018. O candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo estabelecido será encaminhado à escola que houver vaga remanescente. 

Quem não ter acesso à internet pode procurar a Secretaria Municipal de Educação do seu município.
Quem já está matriculado no ensino fundamental público não precisa se habilitar novamente.

Veja os documentos que devem se apresentados no ato da matrícula:

- Cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente

- Cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF, caso possua

- Comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.

 (Com informações de Gabriel Ronan)
.