(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inverno começa na quinta com manhãs frias e tardes quentes em Minas

No último dia do outono, capital teve sensação térmica de 1 grau na região Centro-Sul. Primeiros dias da nova estação devem seguir tendência, mas período é marcado pela amplitude térmica


postado em 20/06/2018 10:25 / atualizado em 20/06/2018 10:37

Manhã em Belo Horizonte teve frio variando entre 12 e 15 graus(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Manhã em Belo Horizonte teve frio variando entre 12 e 15 graus (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

O inverno brasileiro começa nesta quinta-feira, às 7h07. Mas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os primeiros dias não terão grandes alterações de temperatura em relação ao outono. Entre as características da nova estação, que vai até setembro, está a variação térmica. 

“Na estação é comum a amplitude térmica diurna, com temperaturas amenas na madrugada e pela manhã, e mais elevadas à tarde. O predomínio é de céu claro e, de julho até o início de outubro, a umidade pode ficar abaixo de 30% principalmente nas regiões Central, Norte e Oeste”, explica a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet. 

Ela também explica que, nessa época, as massas de ar polar chegam com intensidade moderada a forte, gerando quedas bruscas de temperatura de um dia para o outro, com dias seguidos de temperaturas amenas. 

Por sua vez, o serviço de meteorologia da Cemig diz que o inverno de 2018 terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña, e as temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o estado. Veja a tabela por região: 

(foto: Cemig/Divulgação)
(foto: Cemig/Divulgação)


No último dia do outono, Belo Horizonte teve temperatura mínima de 12,5 graus, medida na estação meteorológica do Cercadinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A altitude e os ventos de 12,6 metros por segundo resultaram em sensação térmica de 1 grau naquele ponto, um dos mais altos da cidade, entre 5h e 7h da manhã. Na região da Pampulha, a mínima foi de 15 graus. Hoje a máxima não deve passar dos 25 graus. A quarta-feira será de céu claro a parcialmente nublado. 

Anete diz que o chuvisco ocorrido no início da tarde de ontem em alguns pontos da cidade foi resultado do transporte de umidade vinda do oceano. Hoje não chove na capital, mas o sistema pode provocar chuvisco nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. 

No Sul de Minas Gerais, o dia também é de céu claro a parcialmente nublado, com registro de névoa úmida pela manhã. Em Monte Verde, a temperatura mínima foi de 5,4 graus. O Norte do estado deve ter a temperatura mais alta à tarde, com 32 graus. Em todo estado de Minas Gerais, a previsão é de tempo estável. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)