(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Retirada de propaganda faz patrimônio ser (re)descoberto em Santa Luzia


postado em 02/06/2018 06:00 / atualizado em 02/06/2018 08:21

Determinação de retirada e readequação de letreiros revelou fachadas de casarões seculares que estavam escondidas sob publicidade(foto: MPMG/Divulgação)
Determinação de retirada e readequação de letreiros revelou fachadas de casarões seculares que estavam escondidas sob publicidade (foto: MPMG/Divulgação)

Os moradores de Santa Luzia, na Grande BH, onde há joias arquitetônicas dos séculos 18, 19 e início do 20, já convivem com mudanças no visual do Centro Histórico e da Rua do Comércio, no Bairro da Ponte, definida como Área de Diretrizes Especiais (ADE).

Por iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), cerca de 80% de engenhos publicitários (outdoors, letreiros e placas) foram retirados da frente de residências, lojas, bancos, supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

“O resultado é muito bom, e quem ainda não se adequou vai responder judicialmente”, afirmou, ontem, o promotor de Justiça da comarca, Marcos Paulo de Souza Miranda.


Os ventos da transformação começaram a soprar no fim de setembro de 2016, quando Marcos Paulo iniciou sua atuação em Santa Luzia e se impressionou com a poluição visual no Centro Histórico sob tombamento do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e do município.

Diante da situação, decidiu providenciar um diagnóstico e pedir uma perícia, já que os engenhos comprometiam a paisagem urbana formada por sobrados em estilo colonial e casas em estilo eclético, totalizando 300 imóveis.

“A beleza da cidade estava escondida. O melhor é que estamos em uma nova fase, pois as pessoas estão pintando as casas e trocando as placas pelas padronizadas. Quem atendeu à nossa orientação está ajudando a fiscalizar e pedindo que os demais cumpram a lei”, afirma o promotor de Justiça.

Atento, ele descobriu que desde as décadas de 1980 e 1990 Santa Luzia tem legislação específica, incluindo o código de posturas, plano diretor e lei complementar, sobre a instalação de engenhos publicitários. Só faltava o cumprimento da lei”, explica Souza Miranda.

Em março do ano passado, o Executivo municipal editou o Decreto 31/97, fixando o prazo de 10 meses para cumprimento da legislação, com notificação das três centenas de residências e pontos de comércio.

Adesão


Para envolver a comunidade no projeto, ocorreu uma audiência pública dois meses depois, em maio de 2017, no histórico Solar da Baronesa, na Rua Direita, com participação de autoridades municipais e representantes de entidades ligadas ao comércio e à cultura.

“Houve adesão voluntária e, ao terminar o prazo, nova fiscalização”, diz Souza Miranda. Como muita gente não se adequou, foram dados mais 30 dias. Agora, faltam 20% dos imóveis e, por isso, o MPMG vai entrar com ações judiciais. “Bancos e grandes supermercados colaboraram, e até uma grande drogaria que foi inaugurada na Rua do Comércio vai colocar a placa dentro do padrão.”

O presidente da Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia, Adalberto Mateus, acompanha e apoia as ações da 6ª Promotoria de Justiça: “Vemos com muito interesse, pois são necessárias para valorizar o patrimônio luziense.

Com isso, outras medidas poderão vir em seguida para readequar e revitalizar o espaço urbano que é o retrato de mais de dois séculos de nossa história. Sem dúvida, o patrimônio é nossa principal peça de publicidade”.

São Benedito

O foco está dirigido também para a Avenida Brasília, no Bairro São Benedito, no distrito de mesmo, e onde há grande concentração de lojas, muitas de grandes redes. “Nessa região, há um caos urbano e vamos desenvolver as mesmas estratégias desenvolvidas no Centro Histórico de Santa Luzia e na Rua do Comércio”, adianta o promotor de Justiça.

Ciente de toda a situação no município, Souza Miranda disse que um recente levantamento mostra que há 120 ocupações irregulares na cidade sob investigação do MPMG.

E mais: há 41 empreendimentos imobiliários aprovados pela prefeitura local, de 16 construtoras, que geram 6.685 unidades multifamiliares. Com isso, serão mais 28 mil pessoas no município de 210 mil habitantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)