Jornal Estado de Minas

Casamento comunitário reúne noivos idosos e jovens no Mineirinho


Na manhã desta sexta-feira, 500 casais celebraram o matrimônio na terceira edição do Casamento Comunitário, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais. Entre eles, pessoas de diferentes idades.



Juntos há um ano, Nelson Pinto, de 66 anos, e Margarida Maria da Cruz, de 80, se conheceram na Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul da Belo Horizonte. "Eu o conheci como ambulante, quando eu estava indo à igreja. Eu passei lá, ele estava vendendo salgado e eu perguntei o preço. Daí, ele gostou de mim e toda vez me dava lanche de graça", ressaltou a mulher.

Se de um lado idosos realizavam o sonho do casamento, de outro, jovens também celebravam a união. "A gente soube do evento pela Internet. A Defensoria Pública ajuda demais quem tem menos renda com esse projeto", afirmou Hebert Oliveira Costa, de 19, que se juntou a Ana Ariana da Silva, de 16.

De acordo com a defensora pública geral do estado, Christiane Neves, o evento faz parte do planejamento do órgão.
Segundo ela, a entidade consegue resolver "inúmeros conflitos na raiz", com iniciativas como essa.  A marcha nupcial foi executada pela orquestra da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O grupo também reproduziu, ao vivo, canções de John Lennon, The Temptations, Queen, entre outros artistas.

Ainda durante o evento, houve entrega de prêmios e brindes pelos parceiros apoiadores. A iniciativa contemplou os cartórios do primeiro ao quarto distrito, de Venda Nova e do Barreiro respectivamente..