Jornal Estado de Minas

Desaparecimento de francês na Serra da Mantiqueira chega ao 18º dia


Segue desaparecido o francês Gilbert Eric Weterlín, sumido desde 17 de abril após sair para uma trilha na Serra da Mantiqueira, em uma área da divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. As buscas continuam neste sábado e ontem reuniram 17 homens, das polícias militares de Minas e São Paulo e também do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros de São Paulo>

Ontem, os bombeiros de Minas fizeram a rota do Pico dos Marins, passando pelo cinturão e chegando até o cume do pico. Já os bombeiros paulistas percorreram outras rotas chegando até o Pico dos Marins. Durante o percurso foi avistado movimentação de duas aves, mas no local tratava-se de um ninho e não havia sinais de nenhum corpo. Já os militares da PM paulista percorreram trechos ainda não visitados no lado esquerdo do cinturão e a PM de Minas fez patrulhamento no entorno e contato com a comunidade.

Os familiares de Weterlín disseram que ele teria saído para treinar com equipamentos mínimos de sobrevivência. Uma jaqueta impermeável, um cobertor de emergência e uma head-lamp (lanterna que se acopla à cabeça) teriam sido levadas por ele para a trilha. O homem mora em Itajubá, no Sul de Minas, e é casado com uma brasileira.

Em reunião na última quarta-feira, ficou definido que as buscas seguem até segunda-feira. Nesse momento, os objetivos incluem a observação de possíveis indícios naturais, como odores característicos de putrefação e presença de aves de rapina..